Recebeu este plano de desconfinamento? Atenção, é falso e vai ser investigado

pexels-gustavo-fring-3985170
[Fotografia: Gustavo Fring/Pexels]

O documento mimetiza quer em termos gráficos, quer ao nível do conteúdo os planos para o desconfinamento, incluindo medidas concretas ao nível do regresso às escolas, ao trabalho presencial e medidas gerais de abertura dos serviços e comércio.

Porém, o documento que tem vindo a circular durante toda a manhã no WhatsApp não e verdadeiro.

A Presidência do Conselho de Ministros já veio desmentir e avança agir em conformidade junto de entidades competentes. “Pela desinformação e falsas expectativas que tal documento pode gerar, com o inerente risco para a saúde pública, esta falsificação será objeto de comunicação ao Ministério Público“, informa a entidade.

Na referida nota, é dito que o documento “não tem qualquer veracidade, não é da autoria do Governo, nem se baseia em qualquer trabalho preparatório, pelo que às informações constantes do mesmo não deve ser atribuída qualquer credibilidade”. A Presidência do Conselho de Ministros fala “numa adulteração abusiva da tabela de desconfinamento divulgada em abril do ano passado”.

O executivo explica que “se encontra a preparar os futuros passos de desconfinamento, que serão dados em devido tempo, em articulação com a estratégia de testagem e o plano de vacinação”. Diz que considera “inoportuno proceder nesta fase a qualquer apresentação ou discussão pública sobre o tema”.

Este não é ainda o momento do desconfinamento. Pelo contrário, tal como referido no projeto de decreto de Sua Excelência o Presidente da República, não é recomendado pelos peritos reduzir ou suspender, neste contexto, as medidas de restrição dos contactos.