Plataformas de streaming: Cuidados a ter caso partilhe conta

pexels-pixabay-265685 (1)
[Fotografia: Pexels]

Atualmente, maior parte dos jovens tem contas em plataformas de streaming como a Netflix, HBO ou a Amazon Prime Video Portugal. Uma das prática mais comuns entre os jovens para economizar é partilhar a sua conta com outros. Mas, apesar de o processo ser simples, antes de realizá-lo é necessário saber e rever alguns itens para evitar surpresas ou dores de cabeça posteriormente.

Segundo um estudo feito pela empresa Kaspersky, 46% dos utilizadores partilham contas de acesso a serviços de streaming, e 33% também partilham dados de acesso a serviços de comércio online com as suas famílias.

Apesar de ficar mais barato, ao partilhar contas de streaming pode estar a pôr em risco a sua privacidade e segurança e, por essa razão, se está a pensar em partilhar as suas palavras-chave, deve ter em conta alguns aspetos.

A senha é a mesma para todos

Quando cria uma conta na Netflix, por exemplo, define um login, que é composto por um e-mail e uma senha para ter acesso ao serviço. Apesar do serviço de streaming ter a opção de usuários, para fazer o login, o e-mail e a senha são sempre os mesmos.

Desta forma, caso vá partilhar a sua conta, uma boa ideia é usar uma senha definida em acordo com a outra pessoa. Portanto, evite usar uma senha pessoal como a do seu e-mail e de outros serviços, por exemplo.

Use mais que um usuário

Os serviços de streaming contam com a opção de poder criar vários utilizadores. A vantagem de os utilizar, fica para que cada pessoa possa controlar o conteúdo que está a ser visto dentro do serviço.

Para além disso, em alguns, também tem a opção de criar um perfil para crianças, que é ideal para que pais possam deixar os seus filhos assistirem a conteúdos seguros de acordo com a sua faixa etária.

A escolha do plano

Uma das escolhas mais importantes a serem feitas na hora de partilhar uma conta é o plano a ser escolhido. Apesar de HBO e a Amazon Prime Video terem planos fixos, na Netflix estes podem variar, dependendo dos seus desejos.

Tenha atenção à lista de atividades

Apesar de as plataformas oferecerem a possibilidade de ter mais de um utilizador, estes perfis criados não são protegidos por senha. Desta forma, caso tenha assistido algo que não queira que outros saibam, lembre-se de aceder à lista do que foi para remover o item em questão da sua lista.