Publicidade Continue a leitura a seguir

Estudo indica músicas mais seguras para conduzir, e Billy Eilish lidera

[Fotografia: Andrew Gwizdowski/Unsplash]

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quem não reage de forma mais enérgica a um ritmo mais dançável ou não fica mais calmo quando escuta uma melodia mais calma? Todos. Mas o que se pretendeu apurar neste novo estudo passou por verificar quais os temas que, escutados aquando da condução, podem ser mais permeáveis a comportamentos de risco ou mais seguros.

Por isso, agora pode escolher com mais conhecimento as músicas que podem ou não devem integrar a playlist apenas e só quando está ao volante. Os dados foram apurados pela rede de escolas de condução britânicas PassMeFast e tendo por base os elementos fornecidos pela plataforma Spotify.

Para chegar às conclusões, os investigadores analisaram as músicas com base em três categorias aplicadas à música: dança, energia e carga emocional. A PassMeFast fez a soma e divisão das múltiplas parcelas e obteve uma média que configura a pontuação final por tema.

A escolha dos temas em análise – cerca de 1500 – foi feita com o cruzamento dos temas nas 20 playlists mais populares da plataforma Spotify com os temas presentes em 80% das listagens. No final, a equipa pôde apurar os 50 hits mais e menos seguros para conduzir.

Para os analistas, as músicas com maior potencial de distração eram simultaneamente mais enérgicas e emocionalmente carregadas, mas com propensão dançável mais baixa.

Ora, e em tempo de olhar para as músicas. O tema bad guy de Billie Eilish acaba de arrecadar a vitória da música mais segura para se ouvir enquanto se conduz, com uma pontuação de distração na ordem dos 8,1%. Com ela estão nomes como Bruno Mars ou Justin Bieber. No outro limite da lista estão temas de Outkast, The Killers, Jay-Z e Red Hot Chili Peppers

Confira agora abaixo o top dos temas.

Os mais seguros:
bad guy – Billie Eilish (8.1%)
July – Noah Cyrus (9.3%)
Bruises – Lewis Capaldi (10.2%)
When I Was Your Man – Bruno Mars (10.3%)
Love Yourself – Justin Bieber (10.4%)

Os mais desaconselhados:
Hey Ya! – Outkast (72.6%)
Mr. Brightside – The Killers (69.6%)
Empire State of Mind – JAY-Z (69.5%)
Take on Me – a-ha (69.4%)
Can’t Stop – Red Hot Chili Peppers (69.0%)