Subir

Pode perder emprego por causa da foto de perfil no Facebook

Pode perder emprego por causa da foto de perfil no Facebook (Shutterstock)

É cada vez maior o número de pessoas que utilizam redes sociais, como o Facebook, para comunicar diariamente. E para os patrões, esta também é uma forma de descobrir exatamente quem são as pessoas com quem querem trabalhar.


Leia também o artigo Apple não quer mais mulheres e negros em lugares de topo


Um estudo realizado pela Universidade de Ghent, na Bélgica, revelou que os candidatos ao mesmo emprego, com as mesmas qualificações, tinham 40% mais de hipóteses de serem contratados se estivessem totalmente vestidos na foto de perfil do Facebook. Aqueles que não estavam a sorrir, tinham menos hipóteses de serem chamados para uma primeira entrevista, mesmo que estivessem vestidos com roupa de executivo.

A foto influencia as respostas
“Os candidatos com a foto de perfil mais favorável no Facebook receberam 21% mais respostas positivas às suas candidaturas, em comparação com os candidatos com foto de perfil menos favorável,” explicou ao ‘The Telegraph’ o professor Stijn Baert, que conduziu o estudo.

Os investigadores enviaram 2112 cartas de resposta fictícias a propostas reais de emprego, na Bélgica. Todos os candidatos tinham currículos iguais, a única coisa que diferia eram as fotos e os nomes no Facebook. Para tal, foram criadas contas falsas nesta rede social. As imagens de perfil foram previamente classificadas numa escala de 1 a 7, por 195 pessoas, de acordo com cinco traços de personalidade – afabilidade, consciência, estabilidade emocional, extroversão e abertura –, bem como capacidade de atração.

Patrões podem ler mensagens
O estudo belga prova que é cada vez maior a tendência dos empregadores usarem as redes sociais para avaliarem potenciais candidatos – e não se ficam apenas pelas fotos. Uma decisão recente do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem legitimou o acesso a mensagens privadas de um trabalhador, enviadas durante o horário de expediente, por parte do empregador. E não se cinge apenas ao Facebook – diz respeito a todas as mensagens e à caixa de email.

Percorra a galeria de imagens abaixo para ver o que acontece sempre que bloqueia alguém no Facebook:

B.C.M.