Pode uma Avé Maria ser um mantra?

orar rezar shutterstock
[Fotografia: Shutterstock]

Até que ponto pode uma Avé Maria ser um mantra? No momento em que se assinala o Dia Mundial das Religiões, marcado para esta segunda-feira, 21 de janeiro, o Delas.pt republica a pergunta que foi lançada ao Padre Anselmo Borges, autor de ‘Deus, Religiões, (In)felicidade’ e ‘Deus e o Sentido da Existência’, e a Maria da Luz Rodrigues, autora dos livros “Reiki: A Energia Terapêutica que Cura” e “Crianças Espirituais”.

O mantra é uma forma de reza do hinduísmo e do budismo, dita e repetida, e que tem como objetivo fazer relaxar e induzir um estado de meditação em quem o canta ou ouve. Está-lhe associada a sílaba ‘om’ e pode ser considerado um tipo de oração ou de evocação do divino e do transcendente. Já a oração é definida como uma prece ou reza a Deus, sendo uma prática comum às três grandes religiões.

O Padre Anselmo Borges começa por lembrar que a palavra oração vem do latim os oris, que significa boca e tem a ver com falar, sendo, por isso, comum a vários credos e fés. “No fim de contas, é a abertura ao transcendente, a Deus, de muitos modos. Em cada religião há sempre uma relação com essa transcendência. No Cristianismo, há, em primeiro lugar, essa oração que é o ‘Pai Nosso’, que é a oração que Jesus ensinou aos discípulos”, refere.

Enquanto o ‘Pai Nosso’ vem de Jesus, a ‘Avé Maria’ tem origem no Evangelho, refere o sacerdote. Na segunda parte desta reza, diz, “os cristão dirigem-se a Maria, enquanto mãe de Jesus e mãe também da igreja e dos cristãos e pedem-lhe a graça de viver bem e, concretamente, que os proteja agora e na hora da morte”.

É neste ato de falar, repetir e rogar que Maria da Luz Rodrigues encontra semelhanças entre a reza católica e orações de outras religiões, a que muitas vezes se chama de mantra.

As regras de vestuário para visitar os santuários de cada religião

“Acho que pode ser considerado realmente um mantra porque este é a repetição de frases ou palavras que nos obrigam a uma maior concentração e interiorização e que leva a atingir a meditação. Na Avé Maria há uma repetição que, para mim, acaba por ser um mantra, porque faz com que se pense no significado do que se está a dizer, em cada palavra.

A terapeuta de reiki compara a Avé Maria com o ‘Om Mani Padme Hum’, um mantra relacionado com uma “mãe divina budista”, Kuan Yin, adorada na China, Japão, Coreia e Vietname, e que simboliza a compaixão e o amor.

A oração e outras práticas espirituais têm efeitos positivos no bem-estar e no alívio da dor de pessoas que sofrem de doenças crónicas ou de cancro como reconhece a Organização Mundial de Saúde (OMS), que as inclui no grupo das Medicinas Tradicionais, Complementares e Alternativas (TCAM, na sigla original). A oração surge em paralelo com o ioga, o reiki, a hipnose, a meditação, o shiatsu, a acupuntura ou a homeopatia.

Imagem de destaque: Shutterstock

“Portugal é um país muito católico, o que tem tudo a ver comigo”, diz Madonna à Vogue