Poemas de Sophia abrem concerto em Torres Vedras

sophia

A temporada do Ensemble Darcos, de Torres Vedras, abre hoje com a estreia de Canções Helénicas de Sophia, compostas por Nuno Côrte-Real, a partir de poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen.

O concerto é protagonizado pela Orquestra Sinfónica de Castela e Leão, dirigida por Nuno Côrte-Real, e pela soprano Elisabete Matos, para quem foram compostas as canções. Para as Canções Helénicas de Sophia, Côrte-Real musicou os poemas O Búzio de Cós, A Hera, Beira-Mar e Orpheu, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

O programa do concerto, hoje, no Cine-Teatro de Torres Vedras, inclui a abertura A Consagração da Casa, de Beethoven, Wesendonck Lieder, de Richard Wagner, e Les Nuits d’Étè, de Berlioz. Um programa que Côrte-Real, diretor artístico e fundador do Ensemble Darcos, qualificou como um “tour de force” e “memorável” para a soprano, cuja “cor de voz”, capacidades vocais e carreira, elogiou.

No sábado este mesmo programa, pela orquestra espanhola e a soprano portuguesa, é apresentado no grande auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Esta é a 11.ª temporada do Ensemble Darcos e, pela primeira vez, o agrupamento vai apresentar-se em seis municípios. Além de Torres Vedras e Lisboa, também tocará em Alenquer, Leiria, Porto e Alter do Chão.

O ensemble, além da parceria com o CCB, estabeleceu este ano acordos com o Teatro da Trindade/Inatel e com a Fundação Culturgest. Da programação deste ano, Côrte-Real destacou o concerto “Mosaico”, com o Ensemble Darcos, dirigido por Côrte-Real, que também declamará, sendo solista a soprano Inês Simões, no dia 27 de maio, na Culturgest, em Lisboa. Neste concerto, estreiam três obras de compositores portugueses, nomeadamente de Nuno Cachão, João Madureira e de Tomás Borralho. O programa inclui ainda “Destinos”, de Fernando Lapa, sobre poemas de José Manuel Mendes, e Noite Antiquíssima, de Côrte-Real. Outro destaque é o concerto pela Orquestra Sinfónica Giuseppe Verdi, de Milão, que se apresenta no dia 29 de setembro, no Teatro-Cine de Torres Vedras e, no dia seguinte, no grande auditório do CCB.

A ópera Canção do Bandido, a partir de um conto tradicional português, de Côrte-Real, com libreto de Pedro Mexia, estreia-se em novembro, no Teatro da Trindade, em Lisboa, com encenação de Ricardo Neves-Neves. Segundo a Câmara de Torres Vedras, o orçamento para 2018 da temporada será 258.321 euros, estando esta cifra “dependente de candidaturas que estão em análise”. O ano passado assistiram à Temporada Darcos 7.000 espetadores em 2017, segundo a edilidade torriense.