Livro polémico sobre Meghan Markle escrito pela irmã já tem data marcada

meghan harry
[Fotografia: EPA/Facundo Arrizabalaga]

Ameaça ser bombástico e em vir, pelo menos, em dose dupla. Samantha Markle, irmã de Meghan, a mulher do príncipe Harry, já concluiu o livro onde se propões fazer revelações sobre a duquesa de Sussex, que deixou – a par do marido – as obrigações na família real britânica há cerca de uma no.

A obra, lançada pela Barnes and Noble, tem a data de lançamento marcada para 17 de janeiro e propõe-se contar em 330 páginas a tortuosa relação entre as irmãs, ambas filhas do produtor Thomas Markle. O título não deixa grande margem para dúvidas sobre o que aí vem: The Diary of Princess Pushy’s Sister Part 1 (Diário da irmã da Princesa Insistente, Parte I, em tradução literal) promete polémica e promete um segundo livro.

livro samantha markle Meghan markle
[Fotografia: DR]
Samantha Markle, de 56 anos, já tinha demonstrado a sua animosidade para com Meghan aquando do anúncio do casamento desta com o príncipe Harry, em novembro de 2017. Na ocasião, recorde-se, afirmou que a irmã era uma “alpinista superficial”, explicando que não havia qualquer contacto entre elas ou entre Meghan e a família paterna.

No meio de uma tempestade de notícias falsas e caos nos media, Samantha Markle partilha a verdade sobre a sua vida e a sua família contra todas as probabilidades e entre ultimatos, enquanto um verdadeiro conto de fadas é destruído. Às vezes, a verdade é mais estranha do que a ficção”, lê-se na sinopse do livro já divulgada pela editora Barnes and Noble.

Meghan e Harry anunciaram, com estrondo mundial, o fim das suas obrigações reais para com a casa real britânica a 8 de janeiro. Um processo que teve lugar após “meses de reflexão” e “discussão interna”, levando os duques de Sussex a decidirem tornar-se independentes financeiramente da família real inglesa, mantendo apoio e lealdade à rainha, e a passarem a ter os seus próprios projetos, um deles em torno da solidariedade.

A hipótese de os duques de Sussex se afastarem da realeza tinha vindo a ganhar ecos cada vez mais sustentados na imprensa britânica, agigantados com a decisão de passarem, em 2019, seis semanas ausentes de cerimónias oficiais e fora do território britânico. A decisão foi comunicada mundialmente na conta de Instagram do casal.