Polícia europeia liderada por uma mulher

Catherine de bolle RT_François Lenoir

É belga, tem 47 anos, casada, tem três filhos e é a primeira mulher e também a mais jovem a assumir os destinos da polícia federal europeia, a Europol. Catherine de Bolle foi eleita à segunda ronda de votações para o cargo que vai assumir em maio.

“Trata-se de um sinal positivo para todas as mulheres (…) Isto mostra que existem sempre tetos de vidro, mas que podem sempre ser quebrados”, afirmou a nova responsável.

Ser a primeira não é assunto estranho para esta dirigente, já que foi pioneira a tornar-se oficial depois de ter estudado Direito. No currículo conta já com uma vitória: a imprensa revela que de Bolle empreendeu uma reforma na polícia belga, em 2016, que culminou na redução de 5% da criminalidade. Esta oficial também já passou pela Interpol.

A eleição foi feita após segunda ronda de votações e o ministro do interior belga, Jan Jambon, já afirmou em entrevista ao jornal Soir, que este passo configura “uma reabilitação após todas as críticas feitas à polícia do país após os atentados” em Paris e Bruxelas.

Imagem de destaque: François Lenoir/ Reuters