Ponha o sistema imunitário a funcionar em apenas 24 horas

SISTEMA IMUNITÁRIO
[Fotografia: IStock]

Em apenas oito passos e em 24 horas é possível ajudar o corpo a encontrar um equilíbrio natural que permita combater, mais facilmente, os ataques externos e as constipações que começam a surgir nesta altura do ano.

Portanto, aproveitando o fim de semana e em véspera de regressar ao trabalho, nada como por em prática hábitos simples, aplicados ao longo do dia, para poder beneficiar de uma melhor saúde.

Divididos em manhã, tarde e noite, são estes os passos essenciais para mudar o ser bem-estar.

Água com limão: Para lá da hidratação, crê-se que promova um efeito positivo na digestão, tudo isto sem ignorar o acréscimo de vitamina C no corpo logo pela manhã. A bebida está também associada a processos de limpeza e desintoxicação do organismo.

Ingestão de suplementos alimentares de bioativos: Nutritivos e com plenas capacidades para ajudar o organismo a repor as bactérias benéficas à digestão e absorção do que é ingerido, promovendo o bem-estar.

Almoço colorido: Frutas e vegetais têm mesmo de ter presença garantida nas refeições. Mais ou menos ligeiro, o almoço deve ter sempre um aspeto bem vívido porque tal significa a presença de múltiplos nutrientes.

Caminhada ao ar livre: Olhe bem para os ritmos do seu quotidiano e veja se pode substituir algum desses momentos em que circula de carro ou transportes públicos por um ligeiro passeio a pé. Deixar o carro mais longe ou subtrair umas paragens ao percurso podem ser solução que promovam maior absorção de vitamina D. Se cruzar espaços verdes, melhor ainda uma vez que está exposta a micro-organismos benéficos.

Ingerir um snack proteico: Frutos secos, ovo cozido, humus, cereais são apenas algumas soluções simples tão nutritivas quanto benéficas para o organismo. Se comprar produtos pré-confecionados, verifique bem os níveis de açúcar e de sal reportados. Estes, claro, devem ser evitados.

Fazer exercício físico: Era ideal ser diário, embora saibamos que o dia não estica. Procure, contudo, fazer exercício algumas vezes por semana. Está provado que a prática promove a melhoria do sistema imunitário e tem impacto positivo no sistema digestivo.

Jantar cedo: Ao antecipar esta refeição, irá prolongar o tempo de jejum, cumprindo, por exemplo, um tipo de dieta que tem vindo a ganhar crescentes adeptas entre as celebridades [que o digam Jennifer Aniston e Reese Whiterspoon]. É de evitar comer, seguindo diretamente para a cama.

Mulher dormirDeitar cedo: O sono é um dos mais retemperadores de energia, mas também do sistema imunitário. O descanso é essencial para que o corpo repouse, faça a sua manutenção e reequilibre em todos os sentidos. Para que tenha um sono mais descansado, veja aqui alguns conselhos.