Alerta pavimento pélvico: saiba que riscos pode estar a correr

Sensação de inchaço, obstipação, gases, incontinência urinária e anal, bexiga hiperativa ou dor perineal são sintomas que podem significar condições clínicas distintas, mas, por vezes, são também sinal de disfunções do pavimento pélvico.

Estas disfunções, que interferem na qualidade de vida das mulheres, resultam, em norma, da falta ou perda de firmeza dos músculos do pavimento pélvico e, nas mulheres, podem ocorrer, com frequência, depois do parto. Mas esta não é a única causa. Problemas na articulação sacro-íliaca, zona lombar ou cóccix, a consequência de exercícios de alto impacto e a ocorrência de traumas naquela área do corpo podem contribuir para fragilizar ou tornar tensos os músculos.

No entanto, por abrangerem sintomas comuns a tantas outras condições de saúde, estas disfunções podem passar despercebidas ou até nem despertar muitos sintomas. Em Portugal, cerca de 20% das mulheres que sofrem destes problemas são submetidas a intervenção cirúrgica, mas existem outras formas de tratamento menos invasivas, como a fisioterapia. Veja mais na nossa fotogaleria.

Mas o primeiro passo é prestar atenção ao corpo e consultar o seu médico.

Mulheres atletas têm risco três vezes maior de sofrer de incontinência

A bexiga também pode ser hiperativa e essa doença condiciona a vida