Porque fechamos os olhos quando beijamos

Porque fechamos os olhos quando beijamos
Porque fechamos os olhos quando beijamos

Cientistas podem ter descoberto a razão para fecharmos os olhos quando beijamos. Um estudo publicado na revista científica ‘Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance’ não aborda diretamente o beijo, mas analisa a forma como os estímulos visuais podem interferir com os nossos sentidos.

Para este estudo do Royal Holloway, da Universidade de Londres, foi pedido a 16 voluntários que fizessem uma pesquisa visual numa carta, com níveis diferentes de dificuldade entre eles. Ao mesmo tempo, era avaliada a forma como reagiam ou não a uma pequena vibração, ora na mão direita, ora na esquerda. A sensibilidade a estímulos ao tato dos participantes era mais reduzida naqueles que cumpriam, ao mesmo tempo, tarefas visuais mais complicadas.


Veja também o artigo 10 dicas para o melhor sexo do mundo


“Já era conhecido que ao aumentar as exigências de uma determinada tarefa visual podia reduzir a forma como se sentem os estímulos visuais e auditivos”, começou por explicar uma das autoras do estudo, Sandra Murphy. “O nosso estudo estende esta descoberta ao sentido do tato.”

Outra autora, Polly Dalton, explicou ao ‘Medical Daily’ a razão para as pessoas gostarem de fechar os olhos quando beijam. “O nosso estudo descobriu que o empenho numa ação de grande exigência visual diminui a sensação do toque”, começou por dizer. “Isto significa que, reduzir o esforço visual (fechando os olhos, por exemplo) pode aumentar a função tátil, e esta pode ser uma das razões para se fecharmos os olhos quando nos beijamos.” Ao Independent, Dalton acrescentou que fechar os olhos pode dar ao cérebro recursos para se experienciar melhor o que estamos a fazer ao nível do tato – neste caso, beijar.