Porque doem os ossos com o frio?

desporto frio istock
[Fotografia: istock]

Não, não é só consigo e a ciência explica: o corpo dói mesmo com as mudanças do tempo, em particular quando as temperaturas caem. Um desconforto que agrava nas articulações em particular nos joelhos e que leva a que se fale, comummente, em dores nos ossos.

“São vários fatores. Em primeiro lugar, o frio faz com que ocorra vasoconstrição para neutralizar a perda de calor, o que faz com que um menor aporte sanguíneo alcance qualquer articulação do corpo”. A justificação é dada pelo especialista em Traumatologia e Cirurgia Ortopédica. Antonio Rios explica à revista francesa Madame Figaro que, com a baixa dos termómetros, “a viscosidade dos fluidos no nosso corpo é modificada”.

Paralelamente, “os músculos também tendem a contrair-se com as temperaturas mais baixas, causando um encurtamento dos tendões, o que pode prejudicar o desempenho e causar cãibras ou contraturas”, acrescenta o especialista.

A forma de limitar os efeitos de frio nestas zonas do corpo passa por procurar aquecer primeiro o corpo para depois começar a fazer o esforço. “Tal como acontece com o óleo de carro, os fluidos corporais têm que estar à temperatura certa para elevar a viscosidade e para cumprirem a sua função”, recomenda Rios.