Porque é que os gatos gostam tanto de caixas de cartão?

gato
[Fotografia: FOX/ Pexels]

Quem tem um gato em casa frequentemente vê o seu felino a brincar ou até a dormir em caixa de cartão. O fascínio destes animais pelo papelão não é de agora é um facto, mas qual será o motivo de tanto deslumbramento por uma caixa de cartão?

De forma a tentar entender melhor este comportamento dos gatos, um grupo de cientistas reuniu-se e estudou este fenómeno felino.

Uma das razões deste gosto por papelão prende-se com o fator novidade, pois estas caixas podem conter cheiros ou texturas diferentes e interessantes para estes animais.

“Os gatos são muito sensíveis às mudanças na sua casa, e muitos gostam de investigar qualquer coisa diferente” disse Mikel Delgado, especialista em gatos da Feline Minds, à publicação Inverse.

Outra conclusão apresentada por estes estudiosos está ligada com a sensação de segurança contra predadores e, ao mesmo tempo, um bom posto de vigia para controlar e perseguir presas.

Outro motivo para a adoração destes objetos é o facto de serem isolantes e ajudarem a manter o gato aquecido.

Um estudo de 2014 concluiu que os gatos que receberam caixas ficaram menos stressados que os que não receberam. Já um artigo mais recente analisou a obsessão destes animais com a forma quadrada e fechada de objetos como caixas de cartão, cestos de roupa e suja, entre outros, e concluiu que os gatos têm “suscetibilidade ao contorno ilusório”

Mas alguns destes animais também acabaram por mastigar ou comer a caixa em que se deitam e isso está ligado a uma série de razões. Um dos motivos para este comportamento consiste em os gatos adorarem a textura ondulada na borda do cartão. Como é uma textura macia pode ser mais fácil para eles perfurar e mastigar.

No entanto, este comportamento também pode ser a maneira que o seu animal de estimação encontrou para marcar a caixa.