Porque é tão difícil esquecer alguém de quem se gosta?

Viver um amor não correspondido ou passar pelo fim de uma relação nem sempre é fácil. Nessas alturas, esquecer a pessoa amada pode parecer tarefa impossível, mas não adianta esperar por uma poção milagrosa ou botão que possa desligar os sentimentos, porque (infelizmente) isso não vai acontecer.

“A paixão é uma espécie de ‘droga’, que tal como qualquer outra pode criar sintomas de abstinência”, refere Margarida Vieitez, especialista em mediação familiar e de conflito, no seu livro Verdades, Mentiras e Porquês. E acrescenta:“Sentir muito a falta do outro, quando se está apaixonado, pode querer significar que o seu cérebro está a ficar ‘viciado'”.

Este vício aliado ao sentimento de gostar da pessoa vem complicar tudo e mesmo que se vivam momentos menos felizes, não se deixa de gostar de um dia para o outro. “O amor não acaba assim”, afirma a terapeuta Margarida Vieitez, E aconselha: “Se essa pessoa não o amou como gostaria, e sabe que merece ser amado, então o melhor a fazer é ‘reposicioná-lo’ no seu coração e abrir espaço para que uma nova pessoa chega à sua vida”.

É normal que esse processo seja difícil e, por isso mesmo, reunimos (na galeria cima) algumas dicas para saber como agir e recuperar o coração partido. Até porque “o processo de luto tem de ser feito”, referiu ao Delas.pt o psicólogo José Garrucho. E explicou: “O luto da relação e do projeto da relação é algo inevitável. Se vão sofrer? Vão. Muitas vezes não compreendem, tentam arranjar explicações e podem até culpar-se a elas próprias: ‘Em que é que eu errei? O que é que eu fiz?’.

Aceitar o fim e saber lidar com a situação é fundamental para seguir em frente.

Percorra a galeria de imagens acima para saber como pode facilitar o processo de esquecer alguém.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Todos os novos tipos de relações amorosas