Porque ficam as pernas mais fracas e inchadas durante o período?

Além das cólicas menstruais, das dores mamárias e da barriga inchada, existem outros desconfortos que atingem as mulheres durante o período. Como por exemplo sentir as pernas mais fracas e inchadas. Mas porque é que isso acontece?

A culpa é (em grande parte) do útero. “O útero funciona como uma esponja que ‘aspira o sangue das pernas’”, começa por explicar Frank Laporte-Adamski, especializado em naturopatia e osteopatia, no livro “A Dieta Purificadora”. E prossegue: “Por volta do vigésimo sexto dia do ciclo menstrual, as pernas incham precisamente por esse motivo: o útero está cheio e já não consegue exercer da melhor forma a sua função de esponja. Quando finalmente chega a menstruação, o útero esvazia e recomeça a ‘sorver’ o sangue das pernas, que ficam imediatamente mais leves”.

“A Dieta Purificadora”, de Frank Laporte-Adamski, especializado em naturopatia e osteopatia, €13,90

No entanto, existem outros fatores que podem contribuir para esse inchaço: “As pernas inchadas e as dores de cabeça relacionadas com o período podem ser uma direta consequência de um tubo digestivo obstruído”, adianta Adamski. Explicando de seguida: “Muitas vezes, um tubo digestivo obstruído e volumoso pode comprimi-lo [o útero] e piorar a situação. Por isso, a limpeza do intestino é fundamental também para atenuar os mal-estares tipicamente femininos”.

Para prevenir esse inchaço nas pernas e a sensação de mal-estar, reunimos cinco dicas que pode colocar em prática no dia-a-dia. Até porque não é só durante a menstruação que as pernas incham. Há quem sofra regularmente de retenção de líquidos, um problema que também se acentua em dias quentes.

Percorra a galeria de imagens acima e fique a par de algumas dicas que poderão ajudar a combater o inchaço nas pernas.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Como ter pernas tonificadas e sem celulite em 5 semanas

Tudo o que tem de saber sobre a TPM