Porque nos devemos vestir bem mesmo quando ninguém está a ver

roupa
[Fotografia: iStock]

Devido ao novo coronavírus, várias indústrias foram afetadas, incluindo as da moda, com visitas às lojas físicas afastadas das possibilidades. Na verdade, agora que maior parte da população está fechada em casa para evitar a propagação do vírus, será que vale a pena continuar a vestir-se como quando saía?

A resposta a esta questão é bem simples: sim. Quando se coloca a si mesma esta pergunta, deve pensar para quem se está a vestir. Para o namorado, para o cão, para a família ou para si mesma?

Enquanto está a trabalhar em casa é normal que opte por se sentir confortável. Afinal, agora ninguém a vai ver e esta é a oportunidade perfeita para não tirar o pijama e manter-se quente todo o dia. Mas já sabemos que o facto de não tirar o pijama pode trazer-lhe vários problemas.

As roupas são, muitas vezes, um estímulo para o ego. Estamos mais bonitas, mais arranjadas e com um aspeto saudável. E apesar de sabermos que não está ninguém a ver, é para nós que nos estamos a vestir. Para nos sentirmos bem connosco.

O facto de não se vestir com o mesmo entusiasmo com que se vestia todas as manhãs antes de sair de casa pode levar a que a sua saúde mental fique prejudicada, causando ataques de pânico e ansiedade.

Sabemos que não é fácil estar confinada a quatro paredes, mas é vital que, para ter uma sensação de normalidade, mantenha o seu ritual de preparação para sair de casa, mesmo que não vá sair. Isso inclui tudo desde colocar perfume, maquilhagem ou brincos.

Arranjar-se para si mesma é, muitas vezes um lembrete de que valemos pequenas alegrias e que sabemos quem somos – mesmo quando mais ninguém está lá para nos tranquilizar.