Porque temos dificuldade em pedir desculpa?

Se há quem passe a vida a desculpar-se, também há quem tenha imensa dificuldade em pedir desculpa. E nem sempre é por achar que a atitude tomada foi a mais correta, há mesmo quem não consiga admitir que errou. Mas porquê?

“Por detrás da resistência em pedir desculpa pode estar a dificuldade de lidar com as suas fragilidades, isto é, com o seu lado menos perfeito, ou mesmo imperfeito de todo”, explica a terapeuta Margarida Vieitez, especialista em mediação familiar e de conflitos.

Os motivos para a resistência em pedir desculpa podem ser vários (e pode descobri-los na galeria acima). “Quanto mais necessidade de controlo, maior insegurança, menos capacidade de lidar com as suas partes frágeis e vulneráveis, maior dificuldade de pedir desculpa”, pode ler-se no livro Verdades, Mentiras e Porquês, de Margarida Vieitez.

Qual a importância de pedir desculpa?

Pedir desculpa, quando é preciso fazê-lo, é saber reconhecer os erros, é uma forma de evoluirmos enquanto pessoas. Não deve ser visto como algo inferior ou do qual teríamos vergonha, muito pelo contrário – esclarece a especialista. E afirma: “Vergonha é não saber fazê-lo”.

Um pedido de desculpas pode fazer milagres e arrumar de uma vez por todas com mágoas e ressentimentos. É um ato reparador da dor que possamos ter causado a outros”, refere ainda Margarida Vieitez.

Percorra a galeria de imagens acima para conhecer os motivos que dificultam o ato de pedir desculpa.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

6 dicas para saber dizer “desculpa”

Casais saudáveis discutem, mas só desta maneira