Subir

Porto acolhe conferência internacional multidisciplinar sobre a mulher

A mulher no século XXI, o seu lugar na cidade e no território e a sua condição nos contextos das migrações e da pobreza, fizeram parte da manhã de debates na Conferência Internacional de Mulheres – Woman XXI, que decorre esta sexta-feira e sábado (29 e 30 de setembro, respetivamente), na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto.

Através de uma abordagem pluridisciplinar, o evento, que conta com o apoio da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), pretende promover o diálogo sobre um conjunto de questões socialmente relevantes relacionadas com a mulher, que vão das desigualdades e violência de género e da luta pelos direitos das mulheres à música, como trata uma das mesas redondas desta tarde, intitulada: ‘Marcas de Batón: género e diferença na música popular’.

Ao longo de dois estarão em discussão diversas áreas científicas e a partilha de experiências e conhecimentos, através de testemunhos e da apresentação de artigos especializados, que são trazidos à conferência em formatos diferentes de discussão, “menos focados no orador e mais abertos à participação ativa da audiência”, refere a nota da CITE, colocada no seu site.

O objetivo é conjugar a vertente académica com a experiência no terreno, com contributos que traduzam diferentes dimensões da mesma temática.

Este sábado, vão estar em foco as questões da saúde e da sexualidade, do ponto de vista feminino, a posição das mulheres na família e na prestação de cuidados e relação com a ciência e tecnologia, além da leitura de comunicações na conferência.