Porto: Mãe não vacinada ainda Cuidados Intensivos. Santiago nasceu e está negativo à covid-19

pexels-lisa-fotios-2721581
[Fotografia: Lisa Fotios/Pexels]

Chama-se Santiago, nasceu de cesariana com 2,420 quilogramas às 33 semanas e está negativo para a covid-19. A mãe, que foi internada grávida de 33ª semana de gestação, continua nos Cuidados Intensivos no Hospital de São João, do Porto.

“A situação da mãe é estável, e está com suporte respiratório”, informa fonte oficial do Hospital de São João, do Porto. “Apesar de estar acordada, colaborante, está bem-disposta, tem insuficiência respiratória e por isso precisa de cuidados intensivos”, detalha a equipa médica em conferência de imprensa que está a decorrer esta quinta-feira, 13 de janeiro.

A mulher, de 35 anos, tinha dado entrada no hospital de São João no fim de semana passado por infeção por covid-19 e sem estar vacinada. Chegou oriunda do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, encontrava-se “estável”, tendo a fonte do hospital frisado ainda que o bebé “se encontrava bem”.

Desde o início da pandemia, prosseguiu a fonte, o Hospital São João contabilizou “três grávidas com covid-19 em ECMO”, assinalando que as duas primeiras “foram salvas e que apenas um dos bebés não sobreviveu”.