Gelado com insetos está à venda em Portugal

Por estes dias, a pergunta “a que sabe uma larva?” pode bem ser uma das mais colocadas na MyIced. A marca de iogurtes gelados introduziu, pela primeira vez, um topping surpreendente que pode chocar os mais sensíveis: insetos, mais especificamente, larvas.

A partir desta quarta-feira, dia 17, o produto começa a ser vendido nas lojas de norte a sul da MyIced, podendo ser colocado no topo dos iogurtes gelados (que existem também em versão vegan), mas também nas waffles, bubble teas e bubble waffles. Além do Porto e Lisboa, encontra-se também disponível nas lojas de Bragança, Braga, Ponte de Lima, Viseu, Leiria, Caldas da Rainha e Setúbal.

Para poderem ser transformados em toppings de gelado, estes insetos passam por um processo de liofilização, sendo congelados sob vácuo e desidratados, ficando então secos e crocantes. Em comunicado enviado, a marca explicou ainda que não têm qualquer tipo de antibióticos, corantes artificiais, aromatizantes ou conservantes.

O Delas.pt ficou ainda a saber que os insetos “não são produzidos em Portugal, embora estejam já disponíveis no mercado nacional, obedecendo a cuidadosos critérios de fabrico”, diz Luís Nuno, responsável pela comunicação da MyIced. “Pode parecer estranho, mas este é mesmo um produto de luxo, exótico, chegando um quilo a custar centenas de euros”.

Nos espaços MyIced, o topping poderá ser adquirido por 1,20 euros. A empresa não quer, no entanto, ficar por aqui e já está a pensar em adquirir outros insetos para integrar esta experiência gastronómica, que é inclusive recomendada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

De acordo com esta organização mundial, existem cerca de 1900 espécies de insetos que fazem parte do consumo humano, incluindo escaravelhos, lagartas, abelhas, vespas, gafanhotos, cigarras, térmitas e moscas. Segundo a FAO, a entomofagia (a prática de comer insetos) pode ser uma alternativa sustentável para consumir e produzir proteína animal, uma vez que estes animais apresentam uma forte percentagem deste nutriente.