Subir

Portugal com atletas em todas as categorias femininas nos Europeus de estrada

Portugal está, pela primeira vez, representado em todas as categorias femininas do Campeonato da Europa de estrada, de ciclismo, que se realiza em Heming, na Dinamarca, até ao próximo domingo, 6 de agosto.

A equipa nacional marca presença nas provas de fundo de elite, sub-23 e juniores femininas, respetivamente, através de Daniela Reis, Soraia Silva e Maria Martins.

É já esta sexta-feira, 4 de agosto, que as atletas portuguesas entram em competição. Soraia Silva compete nos 100,5 quilómetros, em sub-23, a partir das 11h, enquanto Maria Martins, duas vezes medalhada em Europeus de pista e que se estreia a este nível em estrada, participa na corrida nos 60,3 quilómetros de juniores, a começar às 8h.

Já Daniela Reis, de 24 anos e a ciclista mais experiente o grupo feminino nacional, compete nos 120,6 quilómetros da corrida de elite, a partir das 13h de sábado (5 de agosto).
Para a atleta, que tem marcado presença em Europeus e Mundiais, desde 2014, esta representatividade feminina “é muito importante para o ciclismo português.

“Era melhor se corrêssemos todas na mesma categoria, porque poderíamos fazer equipa, mas é muito bom que estejam presentes três atletas femininas neste Campeonato da Europa. Finalmente, estamos a ver alguma evolução e miúdas a chegar mais longe. Fico muito satisfeita”, refere a atleta, num texto publicado no site da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Apesar de reconhecer que ainda não atingiu um “nível para discutir as primeiras posições com as melhores”, Daniela Reis diz estar “mais preparada” e “mais à vontade que em anos anteriores”, por isso afirma não ter medo “de descolar à partida”.

Às companheiras de equipa mais jovens deixa um conselho: “Boa colocação, muita cabeça e acreditar que são capazes”.

 

Imagem de destaque: Federação Portuguesa de Ciclismo/DR

Ana Tomás