Portugal: Empresas têm duas mil vagas para refugiados ucranianos. Veja as regras

Ministra do Trabalho na comissão conjunta de Orçamento e Finanças e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social
[Fotografia: Manuel de Almeida/Lusa]

A plataforma criada para reunir ofertas de trabalho de empresas para refugiados ucranianos em Portugal já recolheu mais de duas mil destas ofertas, disse esta terça-feira, 1 de março, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A plataforma foi lançada esta segunda-feira, 28 de fevereiro, e “neste momento já estão carregadas mais de duas mil ofertas de emprego, o que mostra bem a dinâmica das empresas que estão a aderir“, precisou Ana Mendes Godinho, no final de um Conselho de Ministros extraordinário.

No formulário é pedida a descrição do trabalho, se é ou não necessária a equivalência de habilitações ou se há oferta de casa ou outras regalias. A mesma candidatura à oferta de trabalho pede para que seja indicado se o contrato ser com ou sem termo.

O Governo aprovou esta segunda-feira, 28 de fevereiro, um mecanismo simplificado para a obtenção de proteção temporária por parte de refugiados ucranianos, prevendo que os cidadãos que cheguem a Portugal tenham a garantia de ficar em situação regular, sendo-lhes atribuído de forma automática número de identificação fiscal (NIF), número de identificação da Segurança Social (NISS) e número de utente do Serviço Nacional e Saúde (SNS).

LUSA