Portugal e Espanha unem-se no combate à violência contra as mulheres

shutterstock_389821372

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) apresenta, esta tarde, em Évora, um projeto de parceria com autoridades da região espanhola da Extremadura de combate à violência de género.

O projeto Euroace_Viogen – Cooperação transfronteiriça no Combate à Violência contra as Mulheres, é coordenado pelo Instituto de la Mujer da Extremadura, e, além da PpDM, conta também com o apoio da Secretaria General de Educación, de la Consejeria de Educación y Empleo de la Junta de Extremadura. O objetivo desta iniciativa transfronteiriça é “melhorar a intervenção e a proteção de vítimas de violência de género através da implementação de mecanismos de cooperação e colaboração entre os dois países, bem como o desenvolvimento de instrumentos inovadores de cooperação transfronteiriça”, refere a Plataforma, em comunicado.

Cofinanciado pelo POCTEP – Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal, 2014-2020, o projeto abrange as regiões da Extremadura, em Espanha, e as regiões do Centro e do Alentejo, em Portugal.

Estabelecer uma rede transnacional de combate à violência com o reforço da proteção das vítimas, fortalecer as organizações de ambas as regiões fronteiriças, através de ferramentas inovadoras e online, formar e capacitar os profissionais que prestam apoio e proteção às vítimas de violência de género e criar redes entre profissionais de ambos os países a fim de melhorar a cooperação são alguns dos resultados que o programa espera obter.

A educação é outro dos eixos desta estratégia que une as regiões fronteiriças dois dois países, através da consciencialização da população jovem e da comunidade em geral, para as questões da igualdade de género e de combate à violência contra as mulheres.

A conferência desta quinta-feira é dirigida aos profissionais de vários setores que intervêm na prevenção e proteção das vítimas de violência de género e conta com as presenças de Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Elisa Barrientos Blanca, Diretora do Instituto de la Mujer de Extremadura e Alexandra Silva, Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, entre outros representantes de diferentes organizações sociais e institucionais.

Imagem de destaque: Shutterstock

Sentença de ‘La Manada’: as imagens dos protestos em Espanha