Portugal Fashion à conquista de Roma

O Portugal Fashion estreou-se, este sábado, em Roma, com o desfile coletivo das criadoras Daniela Barros e Susana Bettencourt e da marca Pé de Chumbo.

A participação portuguesa decorre no âmbito do fashion hub do Altaroma, um evento de moda que se realiza periodicamente na capital italiana e onde são apresentadas as propostas para as estações, neste caso as próximas coleções outono/inverno.

Daniela Barros apresenta as suas propostas no feminino, com “silhueta estruturada” e linhas simples, mas com detalhes de alfaiataria, propondo “peças clássicas e elegantes”, com aposta no preto, branco, verde e azul.

Já na coleção “Origens”, Susana Bettencourt inspira-se “naquilo que será uma perspetiva transformada do primeiro contacto do ser humano, ainda criança, com a arte: o primeiro lápis de cor, o primeiro afia-lápis, as primeiras linhas coloridas e a liberdade inerente a essas experiências primárias”.

A marca Pé de Chumbo aposta numa “leve inspiração étnica” e numa “mistura entre jogos grossos de fios de lã e a delicadeza de rendilhados finos e transparentes, com contrastes de cor entre rosas e beges suaves até aos cinzas e pretos com pormenores de vermelho”.

Roma é a mais recente cidade a juntar-se ao périplo internacional do Portugal Fashion, que este ano já teve como paragens Londres, Milão e Paris.

Segundo João Rafael Koehler, presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) – entidade promotora do Portugal Fashion – a viagem até à Altaroma realça “todo o histórico, experiência e influência associados ao certame que, desde 2002, projeta talentos emergentes” da moda italiana e que dá “ainda palco a novos valores provenientes de toda a Europa”.

O desfile português realizou-se ao início da tarde, no espaço Ex Dogana, sala 3.

Imagem de destaque: Portugal Fashion 2016/ DR