Portugal Fashion mais internacional, com livros, regressos e Rita Pereira

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Portugal Fashion [Fotografia: Igor Martins/Global Imagens]

As luzes da passerele vão ligar-se esta tarde de quarta-feira, 23 de outubro, e assim vão permanecer até sábado, 26, para a 45ª edição do Portugal Fashion, que decorre na Alfândega do Porto. Naquela que é a primeira edição do certame em parceria com a ModaLisboa, que teve lugar a 11 e 12 deste mês, em Lisboa, esta apresentação surge mais internacional: quer ao nível dos novos talentos, quer mesmo em matéria de convite a designers que chegam de outras geografias.

O destaque desta quarta-feira, a partir das 18.30 horas, recai sobre as coleções dos quatro novos talentos da moda em Itália, que venceram o Milano Moda Graduate 2019, um projeto da Camera Nazionale della Moda Italiana (CNMI).

“É muito importante esta parceria com a CNMI para a internacionalização do Portugal Fashion. Com o apoio desta associação italiana podemos levar o PF a mais eventos internacionais, para além de estarmos a reforçar a dimensão internacional do nosso calendário nacional, a potenciar o ‘networking’ dos nosso jovens criadores e a atrair talento para a nossa ‘fileira moda’”, referiu Mónica Neto, porta-voz do certame.

Também não faltarão propostas de talentos nacionais emergentes. Serão, aliás, os primeiros a apresentar as coleções esta quarta-feira, pelas 14.30 horas, no âmbito da plataforma Bloom. Estarão presentes designers de seis academias de moda nacionais: Cenatex (Guimarães), Escola de Moda do Porto, Escola superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART), Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD) e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, com o curso de Design de Moda.

“A nossa estratégia de internacionalização passa também por trazer o mundo até nós, nomeadamente convidando ‘designers’ internacionais que possam promover no exterior a nossa ‘fashion week’ e a fileira da moda portuguesa”, adiantou Mónica Neto, a ‘project leader’ do Portugal Fahion em declarações à agência Lusa. Nicolas Lecout Mansion é um dos pivôs desta estratégia, com o jovem estilista francês a trazer à principal cidade do norte do país as suas propostas de verão e sem género.

Sem Nuno Baltazar – que se incompatibilizou com o Portugal Fashion na última apresentação – esta 45ª edição que decorre até sábado, dia 26 (cujo calendário detalhado pode consultar aqui), vai contar com nomes como Miguel Vieira, Luís Buchinho, Diogo Miranda, Hugo Costa, Sophia Kah, Marques’Almeida, o regresso de Pedro Pedro, Alexandra Moura, Susana Bettencourt, Maria Gambina, Alves/Gonçalves, Estelita Mendonça, Inês Torcato, Carla Pontes, entro outros. DE A passerele, avança o Jornal de Notícias, será pisada por nomes como a manequim Maria Miguel e Alécia Morais, que conta com a Victoria’s Secret no currículo.

Das conversas à venda ao público, o que há para lá dos desfiles

Vestuário, calçado, joalharia, ourivesaria, marroquinaria e outros produtos de ‘life style’ vão estar, pela primeira vez, disponíveis para venda e para o público em geral. Tudo no espaço ‘showroom Brand Up’, respeitando o conceito da moda see now buy now‘ (vê agora compra agora).

O último desfile do primeiro dia do Portugal Fashion ‘zarpa’ do edifício da Alfândega à beira do rio Douro, para se instalar a partir das 21:30, na Tipografia do Conto, uma antiga oficina de artes gráficas transformada num ‘hotel design’ no centro do Porto, para se conhecer a nova coleção primavera/verão 2020 da criadora Katty Xiomara, After now. Mas o momento irá muito mais além disso, afinal será nesta ocasião que a designer lançará o livro Reflexo, Guia do Bem InVestir – com dicas para ajudar as pessoas a vestir bem e com individualidade – e exibir o documentário Katty Xiomara’s Parachute Trip, que gira em torno do seu trabalho.

Nesta edição, estão também agendadas talks. A atriz Rita Pereira estará presente num debate na pele de maior influenciadora digital nacional eleita pela Forbes e falará ao lado da ex-diretora de marketing e estratégia da distribuidora de moda de luxo Net-A-Porter e The Outnet, Rebecca Tay, e a estratega digital Karinna Nobbs, na sexta-feira à tarde.

Recorde-se que o Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

CB com Lusa

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