Micaela Oliveira estreia-se no Portugal Fashion

Micaela Oliveira fez, este sábado, a sua estreia no Portugal Fashion, com uma coleção de outono/inverno inspirada no pintor colombiano Fernando Botero. Foi o segundo desfile a evocar um artista latino-americano, depois de, ao início da tarde, Nuno Baltazar ter apresentado uma coleção influenciada pela pintora mexicana Frida Khalo.

Saias e casacos em balão foram algumas das peças de Micaela Oliveira que mais diretamente levaram para a passerelle da Alfândega do Porto o imaginário das figuras volumosas desenhadas por Botero. Apesar dessa referência, as cinturas apresentadas eram extremamente marcadas, valorizando a silhueta feminina.

Também em evidência neste desfile, destaque para os vestidos e casacos longos, transparências e aplicações de rendas e brilhantes marcaram os coordenados apresentados em tons nude, preto, castanho, rosa e rasgos de cor.

Mas as propostas da designer, conhecida pelas suas criações para noivas e cerimónia e por vestir figuras públicas, como Diana Chaves (presente na assistência do desfile) ou Cristina Ferreira, caracterizaram-se, sobretudo, pela mistura de texturas e influências num conjunto que se fez de extravagância.

Além da inspiração do pintor colombiano, também os anos 60/70 foram evocados nos penteados, nos acessórios, como os óculos escuros, e nos sapatos com plataforma. Esta última opção não foi, contudo, a mais feliz para alguns dos coordenados, com algumas das modelos a tropeçarem nos vestidos e a desequilibrarem-se. Uma delas optou mesmo por descalçar-se para não comprometer o seu desfile, proporcionando um momento de descontração, que arrancou aplausos da assistência.