Portugal Fashion: Órgão consultivo internacional vai ajudar a promover a moda portuguesa

Marques Almeida
Marques Almeida em Paris com o Portugal Fashion (2019) Fotografia: REUTERS/Regis Duvignau

A nova estratégia do Portugal Fashion para promover a moda portuguesa no plano internacional prevê a criação de duas estruturas entre as quais o já anunciado comité e um órgão consultivo internacional, “isento e multidisciplinar, que apoiará as decisões estratégicas do projeto”, explica o presidente da ANJE, José Pedro Freitas.

Numa declaração ao Delas.pt, o responsável refere que “a nova candidatura do Portugal Fashion prevê um alinhamento crescente com os players setoriais, incluindo um estudo de diagnóstico e consequente plano de ação que, de forma inédita, vai prever articulações estratégicas entre os vários projetos de promoção da moda portuguesa. Entre as novidades que temos pela frente inclui-se também o objetivo de constituir de um advisory board internacional, um órgão consultivo, isento e multidisciplinar, que apoiará as decisões estratégicas do projeto”.

Está previsto que esse órgão venha a integrar representantes que estejam associados às semanas de moda internacionais em que o Portugal Fashion está presente, entre os quais personalidades especializadas na organização de eventos de moda, media, especialistas em negócio, internacionalização e mercados e académicos, segundo apurou o Delas.pt junto de fonte próxima desta plataforma. Para já, no desenho atual da proposta, ainda não está prevista a representação de designers nesse board internacional.

Duas reuniões por ano para avaliar coleções

O objetivo é que haja pelo menos duas reuniões anuais em Portugal desse órgão consultivo internacional, que poderão vir a incluir a observação de desfiles nacionais e que ajudarão o Portugal Fashion nos processos de triagem, avaliação das coleções – do ponto de vista criativo e de resultados de vendas -, cruzando-os com algumas regras impostas internacionalmente. A ideia é que este órgão reforce a estratégia do Portugal Fashion e contribua para direcionar o trabalho dos designers para as oportunidades de internacionalização e para os mercados que melhor se adequem a cada perfil. Ainda que, ressalve a mesma fonte, na hora de fechar essas oportunidades a última palavra possa caber ao Portugal Fashion e até à ModaLisboa.

Como refere o presidente da ANJE, na declaração ao Delas.pt, a intenção é que “este órgão [consultivo internacional] esteja em articulação com um comité mais executivo e interno de trabalho, onde obviamente deverá ter assento também a ModaLisboa”, conclui.

ModaLisboa e Portugal Fashion de mãos dadas em Paris

ModaLisboa e Portugal Fashion apostam em estratégia conjunta