Portugal-França: Houve mais 33 mil mulheres a ver o jogo do que homens

HUNGARY SOCCER UEFA EURO 2020
[Fotografia: Hugo Delgado/EPA]

O embate decisivo entre Portugal-França, no Europeu 2020, e que garantiu a passagem da equipa das quinas aos oitavos-de-final bateu o recorde de jogo mais visto dos últimos cinco anos, vencendo inclusivamente a final do Euro 2019 em que os portugueses se sagraram campeões europeus face aos gauleses.

E se este foi um recorde, com o encontro de 23 de junho a ser visto por três milhões e 461 mil portugueses a ter os olhos postos na RTP1 e a mais vista desde a final do Euro 2016 (3 milhões 733 mil espectadores), com as mesmas equipas, o jogo desta semana confirma uma tendência: as mulheres gostam de futebol e, em particular, da Seleção Nacional.

Na última quarta-feirae e contas feitas, elas foram mais 33 mil a ver o jogo do que os homens. Ou seja, e segundo dados da estação pública e que transmitiu o encontro, um milhão 747 mil espectadores eram do sexo feminino (com 66,1% de quota de mercado). Os restantes, um milhão 714 mil eram homens (72,9%).

Olhando para a final de 2016, a diferença foi ainda maior, se bem que os tempos não são comparáveis: desde logo porque havia ecrãs gigantes em toda a parte e não se via tanta bola em casa como agora devido à covid-19 e porque os dias e os horários não eram e não são os mesmos.

Ainda assim, a sagração da vitória portuguesa no Europeu de 2016 foi vista por um milhão 903 mil mulheres (75,2%) e por um milhão 799 mil homens (81%), segundo dados fornecidos pela estação pública ao Delas.pt.