Portugal participa no maior estudo mundial sobre diabetes

Diabetes

Portugal é um dos 18 países que está a participar no Dawn2, o maior estudo mundial que analisa atitudes, desejos e necessidades das pessoas com diabetes e dos familiares e profissionais de saúde que com eles partilham o dia-a-dia. O objetivo desta investigação é aumentar o conhecimento sobre a doença e sensibilizar todos para o diálogo, colaboração e fortalecimento das relações com os doentes.

“Os resultados do estudo serão usados para identificar formas de melhorar a assistência e o apoio a pessoas com diabetes e às pessoas que lhes são próximas. Os resultados serão partilhados com instituições e associações que acompanham estas pessoas. A participação de Portugal neste estudo faz todo o sentido tendo, especialmente, em atenção que é o país da Europa com a mais alta prevalência de diabetes”, explica João Raposo, diretor clínico da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, que está a conduzir o estudo no território nacional.


Leia também o artigo: Guia prático para pais de crianças com diabetes


Os dados recolhidos nos últimos anos, a nível internacional, têm demonstrado que quem tem diabetes ainda sente dificuldade em gerir a doença, aderir às terapêuticas e é alvo de descriminação, problemas que acabam por afetar a vida dos doentes e dos familiares.

“Os dados dos restantes países que integram o Dawn2 mostram-nos que existe, ainda, um longo caminho a percorrer no que concerne à diabetes. Para além da auscultação junto de pessoas com diabetes e dos seus familiares, um dos fatores distintos que torna este estudo tão completo é que também envolve os profissionais de saúde”, acrescenta o especialista.