Vestir-se de vermelho, colocar umas barbas, sentar-se no cadeirão, posar para as fotos e sorrir. Ser Pai Natal pode ser uma tarefa dura e, pelos vistos, não tão atrativa com se poderia pensar. Apesar de haver mais pessoas disponíveis em Portugal para incarnar a figura da época, o número de candidatos está longe de satisfazer as necessidades do mercado.
“Para atender a todos os pedidos registados na plataforma até ao final do ano seriam necessários cerca de dois mil profissionais em atividade, enquanto o número atual ronda os mil”, refere plataforma de contratação de serviços online, em comunicado. A Fixando detalha até que este tipo de animação está a valorizar: “Em 2024, o custo médio de um serviço de Pai Natal subiu para 165€, mais 25€ do que no ano anterior.”
“Apesar de termos mais profissionais registados este ano, a procura por serviços de Pai Natal continua elevada, e muitas pessoas arriscam não conseguir contratar a tempo. Um cenário que, não só reforça a necessidade de planeamento antecipado, mas também reflete um mercado com potencial de crescimento muito grande, onde há muito espaço para novos profissionais”, afirma a diretora de Novos Negócios na mesma nota. Alice Nunes lembra que “ser Pai Natal é uma forma acessível de gerar rendimento durante a época festiva, especialmente para quem tem gosto em interagir com crianças”.
Segundo os dados avançados pela plataforma, a maioria dos pedidos recebidos são para festas familiares (35%) e para festas de empresas (25%), com a restante procura a recair sobre festas de escola e serviços em comércio. “Entre estas, as celebrações para as quais é atualmente mais difícil contratar são as festas familiares, onde apenas 38% dos pedidos que a Fixando recebeu conseguiu contratar um Pai Natal”, detalha a mesma nota.