Portugal. Teste de saliva em bebés e crianças pode detetar até 300 doenças

pexels-flora-westbrook-2547991
[Fotografia: Flora Westbrook/Pexels]

Uma empresa portuguesa da área da tecnologia médica lança, na quarta-feira, uma solução “inédita e inovadora” que permite descobrir até 300 doenças em bebés e crianças a partir de uma amostra de saliva.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a CBR Genomics, empresa tecnológica localizada em Cantanhede, distrito de Coimbra, explicou que o novo teste genético “destinado exclusivamente a bebés e crianças” consiste num rastreio feito “através da sequenciação de todos os genes”.

“A partir de uma pequena amostra de saliva extraída da bochecha, será possível rastrear cerca de 300 doenças pediátricas”.

Citada na nota, a administradora executiva (CEO) da CBR Genomics, Ana Catarina Gomes, frisou que a nova solução “vem acelerar a mudança do paradigma nos cuidados de saúde, uma vez que a informação contida no DNA da criança pode ser utilizada como uma ferramenta de apoio à decisão clínica, numa fase muito inicial da sintomatologia”.

A empresa lembrou que o rastreio de doenças em bebés não é novidade, já que, todos os anos, “milhares de recém-nascidos fazem o teste do pezinho para detetar cerca de três dezenas de doenças pediátricas”.

A solução da CBR Genomics, intitulada “DNA.files BABY”, alarga “em dez vezes o leque de patologias” passíveis de serem rastreadas, possibilitando “a deteção atempada de alterações genéticas e permitindo atuar preventivamente na doença”.

“Atualmente, uma em cada 10 crianças tem uma mutação associada a uma doença pediátrica”, adiantou.

Depois da recolha da amostra de saliva “de forma indolor e não invasiva na lateral da bochecha” da criança, uma equipa de profissionais “sequencia o DNA e analisa 500 genes associados a cerca de 300 doenças”.