Portugal vence Bélgica na Liga das Nações. “Já levamos 14 jogos sem perder”

FPF:André Sanano
Portugal vence Bélgica na Liga das Nações [Fotografia: FPF/André Sanano]

“A Bélgica é uma equipa muito forte, já sabíamos de antemão, mas claramente conseguimos a vitória e foi justa”. A frase é da defesa central do Benfica Carole Costa que fez, de pénalti, o único golo da partida da seleção feminina portuguesa de futebol frente à Bélgica e para Liga das Nações.

Uma vitória das Navegadoras que as coloca provisoriamente na dianteira do grupo A3. Em declarações no final do jogo a atleta lembrou: “Já levamos 14 jogos sem perder, tem sido uma caminhada longa e bonita. Muito contentes com este empate contra a Inglaterra (1-1) e a vitória contra a Bélgica. Temos de continuar a trabalhar”.

Portugal lidera o grupo, com quatro pontos, mais um do que a Espanha, segunda classificada, e mais três face às inglesas, terceiras, sendo que estas duas seleções jogam esta quinta-feira, 27 de fevereiro. A Bélgica é última colocada, sem qualquer ponto.

“Acho que é uma vitória justa, num campo difícil e contra um adversário muito competitivo. Foi um jogo com muitos duelos. Estou muito feliz e orgulhoso por estas jogadoras”, afirmou o selecionador Francisco Neto num jogo que contou com a presença, entre a assistência, do recém-empossado presidente da Federação Nacional de Futebol. Recorde-se que Pedro Proença afirmou, entre outras medidas, que quer “PRR” ou “bazuca” para as infraestruturas no futebol numa tentativa de fazer com que os treinos das raparigas, das jovens de 13 e 14 anos, comecem mais cedo e não sejam atirados para as 21 e 22 horas.

Agora, a seleção nacional volta a jogar para a Liga das Nações em abril, com duas partidas diante da Espanha, detentora do troféu e campeã mundial, recebendo as espanholas no dia 4, em Paços de Ferreira, e deslocando-se a Vigo, quatro dias depois.

A Liga A é composta por quatro grupos de quatro equipas cada, que se defrontam a duas voltas, com os vencedores de cada ‘poule’ a avançarem para a fase final. O segundo classificado garante a permanência na liga principal, o terceiro vai disputar o play-off de manutenção com um segundo colocado da Liga B, enquanto o último classificado é despromovido.