Portuguesa Daniela Melchior termina em fevereiro gravações de “The Suicide Squad”

daniela melchior instagram

A atriz portuguesa Daniela Melchior termina em fevereiro as gravações da sua participação no filme norte-americano The Suicide Squad, de James Gunn, trabalho que encara como o possível “início de uma carreira internacional”.

Aos 23 anos, Daniela Melchior interpreta o papel que “pode vir a ser o primeiro passo para, ou até, o início de uma carreira internacional”. O papel é o de uma das personagens de “The Suicide Squad”, só não pode ainda revelar qual.

“Desta vez, o James [Gunn, realizador] quer fazer as coisas de maneira diferente e tentar proteger ao máximo a história, as personagens e tudo o que as envolve. O que tem sido positivo porque nunca houve tanto entusiasmo da parte do público para saber quem ‘somos’ e o que andamos a fazer”, referiu a atriz, em declarações à Lusa, a partir de Atlanta, nos Estados Unidos, onde está a rodar o filme.

Daniela Melchior iniciou a carreira em 2014, em televisão. A estreia no cinema aconteceu no ano passado, com uma participação em “Caderno Negro”, de Valeria Sarmento, e com um dos papéis principais em “Parque Mayer”, de António-Pedro Vasconcelos, que lhe valeu uma nomeação na categoria de Melhor Atriz dos Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema.

A oportunidade para participar em “The Suicide Squad” surgiu através do agente que a atriz arranjou nos Estados Unidos e com quem “já trabalhava há uns meses”. Daniela Melchior entregou ao agente uma gravação.

“Passados uns dias chamaram-me para fazer a audição presencialmente nos estúdios em Atlanta. Uns dias depois recebi um telefonema do James Gunn a dizer que estava muito feliz por me informar que me tinha escolhido”, recordou a atriz.

Em setembro mudou-se para a capital do estado norte-americano da Geórgia. “Comecei a rodar a 23 desse mês em Atlanta e só termino no fim de Fevereiro”, contou.

A Lusa pediu a Daniela Melchior que explicasse as diferenças entre rodar um filme em Portugal e nos Estados Unidos. A atriz salientou não poder generalizar, dada a sua “pouca experiência em cinema, tanto num mercado como no outro”.

No entanto, “estando a fazer o filme com o maior ‘budget’ [orçamento] de ‘set’ de sempre da Warner Brothers”, a “maior diferença” que Daniela Melchior consegue identificar é, “sem dúvida, o ‘budget’ em geral que acaba por influenciar todos os departamentos e tornar impossível uma comparação entre Portugal e os Estados Unidos”.

“O que eu sinto que existe em comum entre as experiências que tive, é a paixão pela arte das equipas com que trabalhei e o prazer que os projetos me deram”, disse.

A participação de Daniela Melchior na sequela de “Suicide Squad” foi avançada em abril pela revista norte-americana Variety. De acordo com aquela publicação, a atriz interpreta no filme Ratcatcher, um dos vários inimigos de Batman e que na banda desenhada era um homem.

Embora a atriz portuguesa não possa avançar muita informação sobre o papel, adiantou que o estudou “a partir do guião” e de conversas que teve com o realizador “acerca da personagem e do universo onde se insere”.