Portuguesa organiza barco para a Indonésia ao abrigo das Nações Unidas

Para lá de ser o rosto executivo do programa da UN Women para a Igualdade de Género, conhecido como #heforshe, Carolina Pereira, de 24 anos, prepara-se para levar adiante um novo programa das Nações Unidas mas fora de portas. A responsável está a preparar um barco rumo à Indonésia e que pretende pugnar pela redução do impacto no meio ambiente, ao abrigo do plano internacional pelo desenvolvimento sustentável e pelos 17 objetivos mundial, conhecidos como Global Goals.

Ao Delas.pt, Carolina Pereira conta: “Queria que o próprio barco estivesse alinhado com em que acreditamos: um barco com a preocupação de reduzir o impacto no meio ambiente, com um capitão local, sem luxo desnecessário, com história e cultura, queríamos que fosse especial por si só”, começa por justificar a iniciativa.

[Fotografia: DR]
“Conheço bem os donos do Sri Noa Noa que são – também eles – preocupados com o desenvolvimento sustentável, e também conheço bem a Indonésia – é um dos meus países favoritos que, sem dúvida, proporciona uma viagem única, com oportunidades de trabalhar os global goals de cada viagem no terreno”, refere a mentora do projeto, que viu aprovada a iniciativa Global Goals Boats junto das Nações Unidas.

Ainda não há datas fechadas e a responsável conta que “vai existir um processo de candidaturas para cada uma das viagens em breve no website”. Na galeria acima, fique a conhecer algumas imagens do Sri Noa Noa.

Para a mentora, “a viagem é uma oportunidade”, quer “para quem se preocupe com estes assuntos e queira ter um papel ativo mas não sabe bem como, tem uma ideia/projeto a começar, por exemplo”, como também para “os líderes de uma grande organização ou negócio que já esteja a trabalhar e queira crescer, entender como pode fazer melhor”.

 

Recorde-se que, em setembro de 2015, foram apresentados os 17 objetivos globais pelo desenvolvimento humano e sustentado e que passam por áreas como não à pobreza, fome zero, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de género, água e saneamento, energia limpa e acessível, condições de trabalho e economia em crescimento, indústria, inovação e infraestrutura, desigualdades reduzidas, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação climática, vida aquática, vida na terra, paz, justiça e instituições fortes e parcerias para os objetivos.

Surf pelo mundo para “capacitar jovens”

Ainda antes de se associar às Nações Unidas, Carolina Pereira tornou-se a responsável pela empresa My Destiny e que tem como propósito de usar o surf em agente transformador das comunidades.

“Temos um programa educacional de Surf a decorrer em cinco países, no qual as crianças e jovens identificam um problema da sua comunidade que querem ver resolvido e, com base nos valores do surf (como o respeito, a persistência, a criatividade, entre outros…), trabalham para a solução do mesmo”.

Ao Delas.pt, Carolina Pereira conta a experiência do Brasil, onde “os filhos dos pescadores queriam resolver o problema de lixos nas praias”. Assim sendo, “trabalharam – em diferentes fases – por consciencializar a sua comunidade, limparam a praia, construíram caixotes de lixo de madeira, criaram sinalização na praia e conseguiram montar um sistema de recolha”, recorda a responsável.

[Fotografia: DR]
E se no Brasil a limpeza das praias foi prioridade, “na Indonésia, Índia ou Panamá o problema a resolver é diferente”. Carolina Pereira explica que “os Local Captains (o que nós chamamos aos instrutores locais) usam os valores do surf como ferramenta para capacitar os jovens e os transformar em agentes de mudança”.

Imagem de destaque: DR