A portuguesa Liliana Guerreiro venceu o prémio Melhor Peça de Joalharia na Alemanha. O colar Elementos, feito a partir da técnica tradicional de filigrana portuguesa, foi uma das 33 peças pré-selecionadas pelo júri da Inhorgenta Munique, uma das maiores feiras de joalharia da Europa, e acabou por ser o preferido do público internacional, que expressou a sua opinião através de uma votação online.
“É uma honra, não só porque se trata de um importante reconhecimento do meu trabalho, mas sobretudo porque valoriza aquilo que a joalharia portuguesa representa atualmente: a aliança entre a herança da tradição e a visão contemporânea do design. É por isso que partilho este prémio com os dois grandes mestres artesãos, Guilherme e Joaquim Rodrigues, que produziram esta peça premiada”, afirmou Liliana Guerreiro.
O colar “Elementos” da designer de joias portuguesa distingue-se por ser um fio de ouro delicado e muito fino. O facto de ser enrolado com perícia e técnica, como pode ver na imagem acima, transmite a ideia de movimento permanente.
Leia também os artigos:
10 sobremesas saudáveis com chocolate
Os vestidos mais escandalosos de sempre
O significado dos nomes mais escolhidos em Portugal
Este não é o primeiro prémio internacional da vianense. Há 10 anos venceu o 1º Concurso Internacional de Filigrana e já viu a sua coleção exposta nos museus MoMa e Museu de Arte e Design, em Nova Iorque, nos EUA, bem como em prestigiadas galerias de arte em países como a Bélgica, Suíça e Japão.
Na galeria de imagens acima pode ver algumas das peças da coleção de Liliana Guerreiro que, cá em Portugal, se encontra à venda nas lojas Elements, no Porto e em Lisboa, no Museu de Serralves, no Porto, e na loja online da designer.