Poupar água é mais simples do que imagina. Bastam 10 gestos

O governo prepara-se para mudar as faturas da água de cerca de meio milhão de clientes, com o objetivo de incentivar à poupança no consumo deste bem escasso. Segundo noticiou o Expresso, esta quarta-feira, 9 de maio.

O anúncio foi feito pelo ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e até ao final do ano, as faturas dos clientes da EPAL e da Águas do Norte vão passar a indicar o que a pessoa gasta em litros, e não em metros cúbicos como até agora. O objetivo é que o cliente tenha uma ideia mais aproximada da quantidade de água que consume e tome medidas que se traduzam numa poupança real.

A decisão do executivo é conhecida na sequência de um inquérito, realizado pelas Águas de Portugal, que revela que 62% dos portugueses admitem que se excedem no “uso abusivo da água”.

Além das mudanças nas faturas, o Expresso adianta também que a partir de junho vai ser lançada uma nova campanha de sensibilização para a poupança de água, focada em imagens concretas sobre os gastos com base em exemplos específicos, reforçando o que já tinha sido feito no final do ano passado, pelo facto de o país se encontrar em seca extrema.

Na altura, o Ministério do Ambiente lançou a campanha ‘Feche a Torneira’, dirigida à população em geral, com alguns conselhos que ensinam a economizar no consumo de água, durante as tarefas do quotidiano.

Reproduzimos os principais, na nossa fotogaleria (acima) Veja ou reveja esses conselhos e comece já a aplicá-los.