#PowerWoman Tem 12 anos e já é uma das mais poderosas do mundo

marley dias_facebook

Ainda não terminou a fase da adolescência e Marley Dias é já um nome incontornável do mundo empresarial e mediático. Quem o diz é a revista norte-americana Forbes, que acaba de incluir esta jovem ativista, de apenas 12 anos, pela igualdade na literatura na lista das personalidades com menos de 30 anos mais influentes para 2018.

Uma lista que, de resto, já incluiu, em 2015, portugueses como o jogador Cristiano Ronaldo, o artista Vihls e a cientista Maria Pereira. Em 2017, voltou a contar com mais dois lusitanos: Miguel Santo Amaro e Bruno Figueiredo.

A ativista, autora e artista Marley Dias torna-se, assim, na mais jovem empreendedora a integrar esta lista, tendo apenas 12 anos. Uma estreia para a revista. Um ano antes, esta adolescente americana, natural de Filadélfia, deu nas vistas por ter, em novembro de 2015, dado voz à campanha #1000BlackGirlBooks, uma iniciativa que pretendia trazer mais diversidade aos livros, defendendo outros protagonistas que não apenas os homens e os brancos.

Para tal, foi criada uma plataforma de livros em que as personagens principais eram mulheres e raparigas negras. Foram mais de dez mil os livros recolhidos ao abrigo desta proposta que deu tanto nas vistas que, em 2016, colocou a jovem ao lado da então primeira-dama dos Estados Unidos da América, Michelle Obama, e da apresentadora Oprah Winfrey.

Em dezembro último, a empreendedora esteve ao lado de Hillary Clinton durante a Cimeira de adolescentes TeenVogue 2017. Agora, Marley prepara-se para lançar, em 2018, um guia prático no qual quer pôr crianças e adolescentes a pensar como podem colocar os seus talentos naturais ao serviço de causas.

Imagem de destaque: Facebook