Prada Cruise, o que há de novo?

Moderna, feminina e desportiva são bons adjetivos para caracterizar a Coleção Cruise 2018 da Prada, apresentada em Milão, no Osservatorio de la Fondazione. O local foi escolhido por Miuccia Prada, que resolveu assim estrear-se em casa com o seu primeiro desfile independente de coleção cápsula. Até agora a criadora de moda italiana apresentava estas coleções relâmpago durante os desfiles masculinos de verão.

Sempre na corda bamba entre o estilo mais romântico e o mais desportivo, os coordenados saltaram outra vez à vista. Peças elegantes conjugadas com elementos mais desportivos trouxeram uma coleção inesperada. A estilista italiana apresentou modelos favorecedores das curvas femininas, quer através de cintos que ajudam a marcar a cintura, como também de vestidos com um corte mais estreito na zona abdominal. A este estilo mais romântico, a estilista juntou meias típicas da prática de desporto, as meias pelos joelhos, alguns pares de ténis e jaquetas impermeáveis.

Seguindo esta linha, no que toca às cores, a coleção aposta no preto e sobretudo nos tons pastel – em lilás, rosa, verde e salmão. Quanto aos tecidos, a Prada optou por alguma mistura, fazendo uso de uns mais grossos, com fazendas de lã presentes principalmente em casacos e sobretudos, mas também de outros mais fluidos, como o tule e a renda. A grande aposta da coleção vai para as transparências, que marcam presença em quase todas as peças – saias, vestidos, camisas e tops. No que diz respeito a apliques e pormenores, a estilista italiana volta a recorrer a rendas, lantejoulas e penas.

Quanto à decoração do espaço é possível verificar que também aqui nada foi deixado ao acaso. Tendo em conta as condições da sala, ampla e com bastante luz, a decoração ganhou contornos modernos e minimalistas. Deu-se primazia às grandes janelas, do chão até ao teto, para que o desfile desfruta-se de bastante luz natural – de modo a fazer sobressair a transparência das peças. Mesmo assim, foram introduzidos no espaço alguns painéis e colunas nas cores utilizadas na coleção: preto e tons pastel.

Antes de Prada, já Chanel havia apresentado a sua coleção Cruise 2018 em Paris. Segue-se agora a Dior, com data marcada para dia 11 de maio, em Los Angeles.