Começou por ser um projeto online, mas agora saltou para o papel. O projeto ‘Mãe, Já Não Tenho Sopa’, da atriz Ana Guiomar, ganhou uma nova vida, agora em livro (ou tarô culinário, como a própria refere). A atriz, que integra o elenco da novela ‘Amor Maior’, que se estreou esta semana, na SIC, reuniu vários amigos em Lisboa para a apresentação deste livro.
Foi o pretexto para uma conversa sobre culinária com algumas das estrelas que marcaram presença no evento. A começar pela própria Ana Guiomar, que gaba os pratos deliciosos da mãe. Já Diogo Valsassina, namorado da atriz, admite que a cozinha não é propriamente a especialidade da progenitora, embora tenha muito jeito para as tartes. E como filho de peixe sabe, ou neste caso, não sabe, cozinhar, o ator também não é propriamente um ás neste departamento. A sorte é ter uma Ana Guiomar em casa.
Também Débora Monteiro confessa preferir sentar-se à mesa para comer em vez de vestir o avental. Ainda assim, a atriz recorda uma “lasanha vegetariana que ficou deliciosa”. Na casa de Rui Maria Pêgo, o ingrediente mais usado pela mãe, Júlia Pinheiro, é a farinheira. Daí que, sem surpresas, o seu prato preferido confecionado pela apresentadora seja… frango com farinheira.
A paixão de Ana Guiomar pela cozinha surgiu quando era ainda criança. “Com seis, sete anos recebi o meu primeiro livro de cozinha, que foi oferecido pela minha madrinha”. Não foi preciso, portanto, que a sopa da mãe acabasse que a atriz despertasse para este talento. Agora, Ana Guiomar prepara-se para mostrar o seu gosto pela culinária, ou neste caso, pastelaria, através do formato ‘The Best Bakery – A Melhor Pastelaria de Portugal’, que se estreia dia 2 de outubro, na SIC.