Precisa de chorar mas não consegue? Estas dicas vão ajudar

pexels-emre-keshavarz-3788039(1)

Há quem diga que chorar faz bem, ajudando a exprimir e libertar todas as nossas emoções e frustrações. E se pensa que chorar é sempre mau, pois fique a saber que tem o seu lado positivo, e nós vamos contar-lhe. Para quem tem o canal lacrimal enferrujado, também há soluções.

“Deixando de lado os motivos, vamo-nos basear na maneira correta de chorar, explicou ao S Moda Cortázar no seu livro Instruções para chorar. Antes do Novo Coronavírus, a população estava a normalizar o choro, seja com celebridades a apoiar causas e a mostrar que também estão tristes, seja com as redes sociais a encherem-se de histórias marcantes… o choro já não era algo tão íntimo assim. 2020 tem sido o ano que desencadeou níveis de ansiedade gigantes e, para alguns, isso significa insónias, para outros, vertigens e, para muitos, o choro. E até alguns psicólogos já afirmaram que choram entre pacientes.

Por outro lado, existem aquelas pessoas que sofrem de forma silenciosa e empática e que, mesmo que queiram, não conseguem chorar. O japonês Hidefumi Yoshida (que se define como um instrutor chorão), tornou-se numa celebridade a quem foram dedicados artigos desde o New York Times à BBC.

O objetivo deste homem é viajar e ensinar a arte de saber e conseguir chorar, de forma a superar estigmas socioculturais e mostrar que uma boa sessão de choro pode ser muito benéfica e libertadora.

“Precisamos de chorar como forma de expressão emocional: é mais uma forma de nos expressarmos, acima de tudo, a tristeza, embora também possa expressar raiva, alegria, medo, impotência, frustração”, explica à S moda Adriana Reyes, diretora do um centro de psicologia. Esqueça a ideia de que chorar é para os fracos e saiba que, se necessitar, é bom chorar para aliviar a tensão acumulada.

“O segredo não é deixar o copo encher para irromper em lágrimas, mas esvaziá-lo a tempo. Porque as emoções que reprimimos a longo prazo podem-se transformar em problemas de saúde física e psicossomática se não soubermos como administrá-las”, explica a mesma especialista.

Segundo a psicóloga, existem algumas técnicas para conseguir puxar as lágrimas” quando sentimos que queremos o seu poder catártico e curativo: “trabalhar com a respiração ajuda muito a conectar-se com o choro, pensando também em momentos tristes da sua vida ou em uma situações que a deixam triste. Se conseguir visualizar, é fácil sentir um aperto no peito e garganta e vontade de chorar. A chave não é bloqueá-lo, mas deixá-lo fluir”, acrescenta.

Já Laura Palomares, psicóloga, acrescenta outras formas de invocar o choro: “Se temos dificuldade em chorar ou sentimos que temos muita tensão acumulada, um bom truque é ver ou fazer algo que saibamos que nos levará a chorar. Uma sessão fácil de filme lacrimal, como cantar as nossas canções mais emocionantes, falar ou escrever sobre as nossas emoções também ajuda a desbloqueá-las e a promover o choro”, aconselha.

Para a especialista, alguns benefícios do alívio pelo choro é que “chorar é bom porque é uma libertação emocional e libertar uma emoção ajuda-nos a controlá-la e localizá-la. Quando choramos, descarregamos o stress e libertamos hormonas relacionadas a ele. O choro é, em suma, uma expressão emocional libertadora – fisiológica e emocionalmente falando – que, para além disso, informa que podemos ter um determinado problema ou dor, que deve ser enfrentado se for muito longo”, explica.

Mas é importante entender quando o choro deixa de ser terapêutico. “O choro começa a ser um problema quando ocorre por muito tempo e em muitos momentos: nesses casos é um alarme, um SOS que nos diz que há algo para ver melhor, ou que podemos precisar de ajuda profissional, sugere a psicóloga Laura Palomares ao mesmo meio de comunicação.