Abusos sexuais: Nobel da Literatura não vai ser atribuído em 2018

livros_-shutterstcok

O Prémio Nobel da Literatura não vai ser atribuído este ano por causa dos alegados abusos sexuais e financeiros em que se encontram envolvidos membros da Academia Sueca responsáveis pela seleção do vencedor.

A academia anunciou hoje que o prémio respeitante a 2018 vai ser atribuído em 2019.

A decisão foi divulgada após uma reunião da academia que concluiu que os escândalos financeiros e alegados abusos sexuais envolvem membros da academia sueca impedem o desempenho da função.

“Concluímos que é preciso tempo para que a Academia recupere a confiança antes da escolha do próximo laureado”, disse Anders Olsson, secretário da instituição através de um comunicado.

Olsson acrescenta que a decisão pretende respeitar os anteriores galardoados assim como os futuros vencedores do Prémio Nobel da Literatura, “assim como a Fundação Nobel e o público em geral”.

Trata-se da primeira vez que, em tempo de paz, o prémio não é atribuído.

Em 1943, a escolha do galardão foi adiada devido ao conflito mundial que começou em 1939 com a invasão da Polónia pela Alemanha nazi.

A instituição que atribui o prémio foi atingida pelo escândalo sexual que envolve Jean-Claude Arnault, casado com a poetisa Katarina Frostenson, membro da Academia Sueca, e que foi obrigada a demitir-se.

O debate sobre a crise ficou marcado por divisões entre os 18 membros, que são escolhidos para mandatos vitalícios, e que já levou à saída de sete pessoas que constituem o grupo.

Princesa Vitória da Suécia foi vítima de “assedio sexual”