Prémios da MTV perdem o género e homens lideram as nomeações

katy perry RT_Mario Anzuoni
???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

O canal MTV anunciou e cumpriu. Em dia de apresentação das nomeações MTV Video Music Awards (VMA), com o rapper norte-americano Kendrick Lamar a integrar oito categorias a concurso, chegaram os prémios sem género. Ou seja, não existirá o melhor vídeo para artista masculino e feminino, mas sim ‘Artista do ano’. E nesta categoria estão quatro homens e duas mulheres: o rapper, Lorde, Ariana Grande, Bruno Mars, Ed Sheeran e The Weeknd.

O objetivo é “quebrar barreiras”, afirma a cadeia televisiva em declaração oficial, recordando que já tinha recebido feedback positivo na gala de prémios Televisão e Cinema MTV deste ano.

Recorde-se que a maior parte dos galardões – incluindo os Óscares e praticamente todos os prémios ligados à indústria do entretenimento – distinguem e atribuem os reconhecimentos por género. Paralelamente, entre os raros casos em que mulheres e homens surgem em igualdade nas nomeações estão os prémios Mercury – que distinguem os melhores álbuns britânicos e irlandeses – e os Juno para artistas canadianos.

Toas as categorias como a melhor Artista Revelação, Pop, Dança, Rock obedecem àquele critério e os eleitos são escolhidos pelo voto do público, via site dedicado aos prémios. A gala VMA que aplicará, pela primeira vez, a nova medida terá lugar a 27 de agosto em Inglewood, Califórnia. A iniciativa será transmitida para todo o mundo.

A nova versão dos VMA Awards trazem também um destaque muito especial: o reconhecimento da “melhor batalha contra o sistema”. O objetivo é destacar iniciativas de cariz ativista.

Para este ano, os nomeados são Logic f. Damian Lemar Hudson com Black SpiderMan, The Hamilton Mixtape com Immigrants (We Get the Job Done), Big Sean com Light, Alessia Cara com Scars To Your Beautiful, Taboo f. Shailene Woodley e Stand Up / Stand N Rock #NoDAPL” e Surefire de John Legend, que procura mostrar o sentimento anti-imigração e anti-muçulmano que perpassa a sociedade norte-americana. Já entre 2011 e 2015, a gala integrava a categoria “Melhor Vídeo com Mensagem Social.

O propósito é simples: “Inspirar os espectadores para lutarem contra as injustiças”, justificaram os responsáveis da estação.

E o favorito é….

O rapper Kendrick Lamar lidera, então, as nomeações dos VMA, os prémios que reconhecem e distinguem os melhores vídeos de música do ano. O norte-americano está entre os favoritos pelo vídeo do tema Humble, realizado por Dave Meyers, que integra o álbum Damn, editado em abril. Está indicado nas categorias Vídeo do Ano, Artista do ano ou Melhor vídeo de hip hop.

Na categoria de Vídeo do Ano, além de Humble, estão nomeados 24k Magic, de Bruno Mars, Reminder, de The Weeknd, Scars to your beautiful, de Alessia Cara, e Wild thoughts, de DJ Khaled, com Rihanna e Bryson Tiller.

Atrás de Kendrick Lamar, com cinco nomeações, seguem a cantora norte-americana Katy Perry e o músico canadiano The Weeknd. Bruno Mars soma quatro nomeações.

Os melhores momentos

Mais do que os vencedores, esta gala há muito que é palco de momentos únicos que acabam por marcar as notícias. Quem não se lembra de Lady Gaga a envergar um vestido feito de carne verdadeira ou de Madonna a beijar Britney Spears. Episódios, aliás, que a VMA 2017 recupera para promover o evento deste ano. Mas há mais: foi no palco destes galardões que Beyoncé exibiu a barriguinha de grávida da sua primeira filha com Jay-Z, Blue Ivy.

Imagem de destaque: Reuters/Mario Anzuoni