Prepare-se para mergulhar no verão de 2017

Os dias de maior calor estão mesmo aí, por isso o melhor é ficar a par das tendências de biquínis e fato de banhos. Este ano, a moda de praia traz peças com alguns pormenores, cores e um recuo na História, levando-nos a viajar até aos anos 50, 80 e 90 do século passado.

É difícil dizer quando se viu o primeiro fato de banho, pois as pessoas sempre apresentaram trajes para mergulhar em rios, praias ou piscinas. Roupas bastante conservadoras que, durante anos, tapavam o corpo de homens e mulheres. Pelos anos 20, esse vestuário começou a ‘encolher’ e, na década de 40, acabou mesmo por se transformar em duas peças. Surgiu então o biquíni, que conta já com mais de 70 anos de história.

O pai do primeiro biquíni, apresentado em público, foi Louis Réard. O desfile aconteceu a 5 de julho de 1946 junto à Piscina Molitor, na capital francesa, onde Micheline Bernardinia, dançarina do Casino de Paris, apareceu com o modelo vestido.

Hoje no mercado são múltiplos os modelos que encontramos disponíveis, tanto de fatos de banho como de biquínis.

Este ano, a aposta vai sobretudo para uma moda típica dos anos 80 e 90: a cueca asa-delta. Esta começou com as mulheres a enrolarem as laterais da peça inferior para conseguirem que ficasse mais cavada na zona da anca. Rapidamente, começaram a surgir modelos com esta particularidade, tanto em biquínis como em fatos de banho. Outra grande tendência de 2017 são as cuecas de cintura subida, bem características da década de 50.

Quanto a pormenores existentes nas peças, a tendência mostra-se bastante feminina. Traz folhos, efeitos cruzados, fitas que podem resultar em laços e o detalhe de scalloped [as barras onduladas]. Quanto à paleta de cores, há de tudo: desde tons mais quentes – como vermelhos e cor de laranjas –, até aos mais frios e neutros – como os azuis e os brancos ou pretos. Destacam-se, no entanto, os estampados com frutas e outros motivos mais tropicais, como plantas.


Veja ainda o primeiro biquíni da era moderna que nasceu há 70 anos e conheça melhor quem o vestiu.


A época balnear abre portas, formalmente, a 1 de maio e muitas são as praias que ao longo deste mês começam a ser vigiadas. É o caso dos areais de Albufeira que iniciaram a época balnear esta segunda-feira. Por isso, se já tem data marcada para ir à praia, aproveite e passe primeiro pela galeria de imagens.

Imagem de destaque: Shutterstock