Presépios para todos os gostos

Seja feito de vidro, estanho, barro ou plástico, montar o presépio no Natal é tradição em muitos lugares do mundo, sobretudo entre os católicos. Simboliza o nascimento de Jesus Cristo e tem como figuras principais a Virgem Maria, o São José e o Menino Jesus deitado numa cama de palha.

A estas figuras podem juntar-se outras, ganhando o presépio uma dimensão muito maior. Há quem coloque os animais, a vaca e o burro, que ajudaram a manter o menino quente na noite fria de Natal, o anjo, os pastores e os três Reis Magos (Belchior, Gaspar e Baltazar) que levaram ouro, incenso e mirra. Há ainda quem decida fazer numa pequena aldeia, juntando figuras de lavadeiras, ferreiros, ovelhas e outros.

Quanto ao tamanho, existem presépios em miniatura, mas também em tamanhos maiores. A família sagrada chega por esta altura a casas, escolas e a muitas praças e largos de várias localidades.

Seja em figuras soltas da playmobil, num globo de neve ou numa bola para enfeitar a árvore de Natal, existem presépios para todos os gostos, sem fugir à representação original (como se vê na fotogaleria acima).

O nascimento do presépio

O primeiro presépio foi montado pelo frade italiano São Francisco de Assis, em 1223. Feito de argila, pretendia explicar o nascimento de Jesus Cristo de uma forma fácil.

Em Portugal há a tradição de montar o presépio sem a figura do Menino Jesus, colocada apenas na noite de natal, 24 de dezembro, data do nascimento. As peças são arrumadas a 6 de janeiro, dia em que os Reis Magos chegaram ao estábulo onde a família sagrada se encontrava.

Percorra a galeria de imagens acima para ver alguns dos presépios que podem ajudar a compor este Natal.

 

15 livros que não vai querer perder este Natal

Primark lança coleção da Disney mesmo a tempo do Natal