Primark testa venda online, mas cliente terá de escolher local para levantar encomenda

roupa
[Fotografia: RF._.studio/Pexels]

A cadeia de fast fashion Primark está a entrar o mundo da venda online, que não tinha até aqui. Porém, de uma forma diferente daquela que a maioria do setor faz, este novo canal de vendas vai adaptar o modelo click and collect, ou seja, é possível encomendar online, levantando depois o que se adquiriu numa das moradas da Primark referenciadas pelo cliente.

O serviço vai ser parcialmente testado até ao fim do ano. O projeto-piloto estará implementado em 25 lojas do noroeste no Reino Unido – podendo ser depois alargado a outros territórios europeus, incluindo Portugal – e vai aplicar-se a roupas e acessórios infantis.

“Escolhemos uma gama muito ampla de produtos infantis para este teste, que acreditamos ter potencial para satisfazer a procura, impulsionando o fluxo de clientes existentes e novos para entregar vendas incrementais na loja”, afirmou em comunicado a ABF. Para a proprietária da Primark um dos objetivos passa por, após a compra online, ter depois as famílias a adquirirem em loja aquando do levantamento das peças. A marca refere que as devoluções que tenham lugar após aquisição em ambos modelos de compra serão gratuitas

Garantido está, para já, que a gigante da moda acessível nunca terá todos os produtos da loja à venda no online. “O que nunca acontecerá a ter toda a gama Primark disponível para click and collect nem qualquer parte dela disponível para entrega ao domicílio. Estamos a usar a venda online de forma muito seletiva”, afirmou o diretor executivo da ABF George Weston.

É ainda avançado que os preços da Primark podem subir nas próximas semanas devido ao aumento de custos das matérias-primas, transportes e mão de obra, prevendo-se novo aumento em fevereiro do 2023.