Primeira-ministra britânica Liz Truss demite-se. Esteve 45 dias no cargo

British Prime Minister Liz Truss resigns
[Fotografia: EPA/ANDY RAIN]

A primeira-ministra britânica, Liz Truss, anunciou esta quinta-feira, 20 de outubro, que apresentou a sua demissão ao Rei Carlos III, pondo fim a um governo que estava em funções há 45 dias.

Numa declaração à porta da residência oficial de Downing Street, em Londres, adiantou que um sucessor será encontrado até ao fim da próxima semana.

“Reconheço que, dada a situação, não posso cumprir o mandato para o qual fui eleita pelo Partido Conservador. Por conseguinte, falei com Sua Majestade o Rei para o notificar de que me demito como líder do Partido Conservador”, disse.

O líder do Partido Trabalhista, Keir Starmer, pediu a convocação imediata de eleições legislativas no Reino Unido devido à crise política no Governo.

“Isto não pode continuar. O Reino Unido merece melhor. O Reino Unido não pode aguentar o caos dos Conservadores, precisamos agora de uma eleição nacional já”, defendeu.

Starmer falava na abertura de um discurso no encerramento do congresso da confederação intersindical Trades Union Congress (TUC), em Brighton, onde ironizou sobre a situação instável.

“Com tanta coisa a acontecer, estou um pouco nervoso por desligar o telefone durante meia hora ou 45 minutos. Não sabemos mesmo o que terá acontecido quando o ligar de novo”, gracejou.

Hoje, mais deputados do Partido Conservador manifestaram publicamente o desejo que Truss se demita, na sequência da instabilidade no Governo e relatos de confusão e coação física numa votação no parlamento na quarta-feira.

“Infelizmente, parece que temos de mudar de líder”, reconheceu Gary Streeter, urgindo a bancada parlamentar a “redescobrir urgentemente a disciplina, o respeito mútuo e o trabalho de equipa”.

Sheryll Murray concordou, indicando ter submetido uma carta a retirar a confiança a Truss, eleita líder do partido há apenas 45 dias.

“Tinha grandes esperanças para Liz Truss, mas depois do que aconteceu ontem [quarta-feira] à noite, a posição dela tornou-se insustentável”, disse.

Segundo a estação Sky News, pelo menos 14 deputados entre os 357 do Partido Conservador indicaram publicamente querer a demissão de Truss, dos quais cinco fizeram-no hoje.

De acordo com jornal The Times, o Comité 1992, o conselho dos deputados que organiza as eleições para a liderança, vai reunir-se para avaliar a crise atual no executivo.

LUSA