Primeira queda do Governo francês: a Ministra da Defesa

RTS17JL0
French Minister of the Armed Forces Sylvie Goulard attends the ceremony to mark the 77th anniversary of late French General Charles de Gaulle's resistance call of June 18, 1940, at the Mont Valerien memorial in Suresnes, near Paris, France, June 18, 2017. REUTERS/Bertrand Guay/Pool - RTS17JL0

A ministra da Defesa francesa, Sylvie Goulard, renunciou hoje ao cargo para poder “demonstrar livremente” a sua “boa-fé” num inquérito, em curso, sobre suspeitas de alegados casos de criação de empregos fictícios, pouco mais de um mês passado sobre a sua nomeação para o cargo na sequência das eleições legislativas em França a 15 de maio.

“Desejo estar em condições para demonstrar a minha boa-fé”, explicou a ministra centrista num comunicado, evocando o inquérito que está a ser feito ao partido MoDem, a que pertence, sobre eventuais empregos fictícios para funções de assistentes no Parlamento Europeu (PE).

Na segunda-feira, o Eliseu anunciou uma “remodelação técnica” no Governo após as eleições legislativas de domingo, que deram uma maioria clara ao partido do Presidente Emmanuel Macron.

O Presidente “decidiu restaurar a confiança na ação pública, reformar a França e relançar a Europa”, lê-se hoje num comunicado da ministra da Defesa francesa, uma centrista eleita eurodeputada em 2009 e reeleita em 2014.

A 09 deste mês foi aberto um inquérito preliminar para averiguar se o partido pagou o salário de empregados do MoDem em França, tendo assinado contratos de trabalho como assistentes parlamentares europeus.

Na semana passada, o líder do MoDem, François Bayrou, que chegou a ministro da Justiça a 17 de maio último, negou as suspeitas.