Café de especialidade, expresso, capuccinos ou lattes. Não importa qual a forma como bebe café, pois o festival que arranca esta sexta-feira, no LX Factory, celebra esta bebida de todas as suas formas. Dá pelo nome de Lisbon Coffee Fest e é o primeiro a acontecer na cidade, decorrendo até domingo, das 10h00 às 23h00 e, no último dia, só até às 16h00.
Há bancas dedicadas só à latte art, outras com várias provas de café promovidas por diferentes marcas e ainda workshops, conversas e até música, já que a festa divide-se entre dois palcos, um dedicado ao som e outro, aos baristas. Durante o evento acontece ainda o Campeonato Nacional de Baristas, organizado pela Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) que também é a responsável pelo festival.
“O festival surgiu com o intuito de promover o café, que faz parte do quotidiano dos portugueses. Temos muitas cafetarias, muito café de rua, muitos roasters e muitas coffeeshops a abrirem na cidade e foi uma forma de reunirmos todos os intervenientes do café que oferecem diferentes maneiras de o beber”, começa por explicar Cláudia Pimental, secretária geral da AICC.”Vamos ter várias degustações de café, vários baristas e latte art, workshops a ensinar qual o tipo de café adequado para a máquina e palestras, entre as quais as de café e cosmética, que serei eu a dar”, refere ainda.
Existem dois bilhetes para aceder ao recinto do Lisbon Coffee Fest, no LX Factory, e estão à venda na Ticketline. O primeiro dá acesso a todo o espaço e workshops e custa 4,5 euros, enquanto que o segundo inclui um kit com avental de barista caneca e um saco e custa 9 euros.