Princesa Beatrice. 28 anos e o fim do namoro de uma década

28 anos completados esta segunda-feira e o recém-anunciado fim do namoro de 10 anos com Dave Clark. A filha mais velha do príncipe André e de Sarah Ferguson estará, de acordo com as informações avançadas pelo tabloide britânico ‘Daily Mail’, solteira há um mês, mas só agora a notícia se tornou pública.

Beatrice
A princesa Beatrice e o agora ex-namorado, fotografados em 2011 (foto:REUTERS/Eddie Keogh)

Segundo o jornal, a princesa e o empresário norte-americano de 32 anos, responsável pelo departamento de relações internacionais da aplicação de transportes Uber, terão tido longas conversas sobre o rumo a dar ao seu relacionamento. A relutância de Dave Clark em pedir Beatrice em casamento terá sido o assunto que conduziu à rutura.

“Depois de 10 anos juntos, Beatrice e Dave começaram a questionar-se porque é que ainda não tinham casado. Conversaram e decidiram afastar-se para avaliar o futuro. Continuam amigos e a decisão de acabar o relacionamento foi mútua”, diz fonte próxima da princesa ao ‘Daily Mail’.

Existem razões institucionais – e não apenas amorosas – para que a princesa quisesse dar esse passo. De acordo com o Acto de Sucessão, os que ocupam os primeiros seis lugares na linha de sucessão ao trono britânico têm de pedir a autorização expressa da monarca antes de se casarem. Ora, com o nascimento da princesa Charlotte, Beatrice foi relegada para sétimo lugar, atrás de Carlos, William, George, Charlotte, Harry e do seu pai, o príncipe André.

O caminho estava, aparentemente livre… faltava apenas o pedido de casamento, embora seja do domínio público que o príncipe William nunca tenha aprovado o namoro da prima com o empresário, que considera ser uma pessoa “indiscreta” (e que não foi sequer convidado para o seu casamento com Kate Middleton). Ironicamente, foi o príncipe que apresentou Dave a Beatrice, quando ainda estudava na universidade de St. Andrews.

Parece uma frase feita mas Beatrice deixou literalmente tudo por amor. Há um ano, quando Dave assumiu o cargo na Uber, a princesa deixou Londres e mudou-se para Nova Iorque e começou a trabalhar numa empresa de consultadoria. Tudo para estar mais perto do namorado. De acordo com o ‘Daily Mail’, Beatrice deixou o emprego há um mês, mais continua a viver nos Estados Unidos.