Princesa Beatriz já casou e usou vestido de noiva que pertenceu a Isabel II

beatriz
[Fotografia: Instagram]

Dois meses depois de ter anunciado que tinham cancelado o casamento real devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus, a princesa Beatriz de York e o empresário italiano Edoardo Mapelli Mozzi trocaram alianças na passada sexta-feira, 17 de julho, numa cerimónia privada na Capela Real de Todos os Santos, em Windsor.

Consciente de que a neta estaria a perder um casamento real tradicional, a rainha Isabel II deu à filha mais velha do príncipe André e a nona na linha de sucessão ao trono britânico, como vestido de noiva, um modelo que lhe pertencia.

Com alguns ajustes ao gosto da princesa, o vestido em seda tem agora mangas tufadas em organza.

Em 1961, Norman Hartnell criou a peça para a monarca numa viagem de Estado a Roma. Depois disso, a rainha voltou a usar o vestido mais três vezes: na estreia de um filme, em Londres e na abertura do Parlamento de 1966.

https://www.instagram.com/p/CC1DmmJASN8/

Para além do vestido, a princesa Beatriz usou também a mesma tiara que a avó tinha usado no seu casamento com o príncipe Filipe, em 1947, a tiara Fringe – uma das joias mais importantes de Windsor.

Nas fotos reveladas do casamento, é possível ver a rainha e o Duque de Edimburgo junto aos recém-casados a sorrir, mas não há sinais do pai da noiva. Apesar de a ter levado ao altar, foi tomada a decisão de que o duque de York não apareceria nas imagens públicas.